Moo Deng comendo o bolo de aniversárioChanakarn Laosarakham/AFP
O hipopótamo, cujo nome - Moo Deng - significa “porco saltitante” em tailandês, se tornou famoso pelos vídeos de suas travessuras diárias, acumulando milhões de visualizações. O rosto corado lançou milhares de memes e uma infinidade de produtos: incluindo mealheiros, camisetas de festa e sorvetes - levando seus cuidadores a registar sua imagem.
O primeiro dia da comemoração caiu num feriado tailandês, com uma agenda que incluía uma palestra sobre “o atrevimento de Moo Deng”. Uma pequena multidão de fãs juntou-se à porta do seu recinto, animada para ver a superestrela.
A visitante Jennifer Tang tirou uma semana de folga do trabalho, na Malásia, para visitar o zoológico durante a comemoração. Ela disse à AFP que estava “um pouco obcecada” com Moo Deng.
“Ela é muito especial para mim, me faz feliz”, disse. Tang insistiu que Moo Deng “ainda é muito atrevida e engraçada”, apesar de já não ser mais um bebê.
Apesar da sua fama ter caído com o passar do tempo, devido a diminuição dos vídeos e brincadeiras, o animal continua a conquistar novos fãs. Centenas de espectadores fizeram fila para obter uma audiência de cinco minutos com Moo Deng.
Um fã ansioso levou para casa a banheira de Moo Deng, que foi leiloada por cerca de 3 mil dólares para angariar fundos para o zoológico.
Moo Deng trouxe fama para o zoológico
Moo Deng também teve um papel importante na conscientização sobre sua espécie. O hipopótamo-pigmeu está em vias de extinção, restando apenas 2,5 mil animais vivos, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
“Talvez parte da nossa apreciação da fofura seja o fato de sabermos que é algo que não dura muito tempo”, disse à AFP.
Os hipopótamos-pigmeus têm uma esperança de vida entre 30 e 50 anos.
“Moo Deng não será o mais popular para sempre”, admitiu seu tratador Attaphol. Ele também afirmou que "um dia haverá uma nova geração de Moo Deng".






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.