Moo Deng comendo o bolo de aniversárioChanakarn Laosarakham/AFP

Moo Deng, o bebê hipopótamo-pigmeu da Tailândia, comemorou seu primeiro aniversário nesta quinta-feira (10). O animal, que virou sensação na internet, está sendo homenageado com uma festa de quatro dias pelo Zoológico Khao Kheow, inclusive com direito a bolo. O local espera receber milhares de pessoas ao longo da comemoração.

O hipopótamo, cujo nome - Moo Deng - significa “porco saltitante” em tailandês, se tornou famoso pelos vídeos de suas travessuras diárias, acumulando milhões de visualizações. O rosto corado lançou milhares de memes e uma infinidade de produtos: incluindo mealheiros, camisetas de festa e sorvetes - levando seus cuidadores a registar sua imagem.

O primeiro dia da comemoração caiu num feriado tailandês, com uma agenda que incluía uma palestra sobre “o atrevimento de Moo Deng”.  Uma pequena multidão de fãs juntou-se à porta do seu recinto, animada para ver a superestrela. 
Moo Deng deu apenas algumas dentadas no seu bolo de aniversário - feito de melancia, milho e tomate - antes de sua mãe, Joana, devorá-lo quase por inteiro. Molly Swindall, uma influenciadora do TikTok dos Estados Unidos, contou que, no início, ela estava um pouco hesitante com o bolo e, por isso, tentou animá-la: "Meu Deus, vamos lá, diva”. 
O animal passou seu aniversário submergindo num lago - um grande contraste em relação às travessuras que fazia até poucos meses atrás. Ele nasceu com apenas 5 kg, mas atualmente já se encontra com mais de 93 quilos.

A visitante Jennifer Tang tirou uma semana de folga do trabalho, na Malásia, para visitar o zoológico durante a comemoração. Ela disse à AFP que estava “um pouco obcecada” com Moo Deng.

“Ela é muito especial para mim, me faz feliz”, disse. Tang insistiu que Moo Deng “ainda é muito atrevida e engraçada”, apesar de já não ser mais um bebê.

Apesar da sua fama ter caído com o passar do tempo, devido a diminuição dos vídeos e brincadeiras, o animal continua a conquistar novos fãs. Centenas de espectadores fizeram fila para obter uma audiência de cinco minutos com Moo Deng. 

Um fã ansioso levou para casa a banheira de Moo Deng, que foi leiloada por cerca de 3 mil dólares para angariar fundos para o zoológico.


Moo Deng trouxe fama para o zoológico
A certa altura, a sua popularidade quadruplicou a venda de bilhetes para o jardim zoológico, onde reside num recinto público de pedra, com cinco metros quadrados, que era transmitido ao vivo - 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Moo Deng também teve um papel importante na conscientização sobre sua espécie. O hipopótamo-pigmeu está em vias de extinção, restando apenas 2,5 mil animais vivos, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Joshua Paul Dale, um professor que dá cursos sobre o fenômeno da “fofura”, na Universidade Chuo do Japão, destacou que Moo Deng tornou-se viral muito rápido quando nasceu, mas que já atingiu seu pico de celebridade.

“Talvez parte da nossa apreciação da fofura seja o fato de sabermos que é algo que não dura muito tempo”, disse à AFP.

Os hipopótamos-pigmeus têm uma esperança de vida entre 30 e 50 anos.

“Moo Deng não será o mais popular para sempre”, admitiu seu tratador Attaphol. Ele também afirmou que "um dia haverá uma nova geração de Moo Deng".
* Com informações da AFP