Identidade do homem não foi reveladaFreepik
O homem, de 46 anos, estava foragido da Justiça brasileira havia dois anos e tinha, contra ele, um mandado de prisão internacional emitido pela Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.
O homem não teve a identidade revelada. O jornal português Público informou que é um líder religioso evangélico, que é natural de Minas Gerais. Ele vivia legalmente em Portugal desde 2022 e possuía uma autorização de residência.
Em nota, as autoridades portuguesas informaram que ele morava na mesma cidade onde foi preso, e estava "plenamente integrado" à comunidade onde residia, preenchendo um papel de referência religiosa no local.
"A referida detenção ocorreu numa aldeia perto de Penafiel, onde o mesmo residia há cerca de dois anos e onde estava plenamente integrado, sendo inclusive líder numa comunidade religiosa existente noutro concelho", afirmou a nota da Polícia Judiciária
O homem foi apresentado ao Tribunal da Relação do Porto, que aplicará a medida de extradição para o Brasil. Os governos brasileiro e português possuem um acordo de extradição mútua desde a década de 1990.
A reportagem procurou o Itamaraty e o Consulado do Brasil em Lisboa, e aguarda retorno.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.