Vulcão em erupção na Rússia após terremotoReprodução/Serviço Geofísico Russo

O vulcão Klyuchevskoi entrou em erupção após um terremoto de magnitude 8,8 que provocou evacuações e alertas de tsunami na costa do Pacífico nesta quarta-feira (30). O local foi o epicentro dos tremores. A informação foi confirmada por um relatório da filial regional do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências.
A montanha fica na península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia. O vulcão faz parte do Anel de Fogo do Pacífico e é o ativo de maior altitude na Eurásia - massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia.
"É possível ver a lava incandescente fluindo pela encosta oeste. Há um brilho intenso acima dos vapores e explosões", acrescentou o organismo, sem especificar os danos.
A última erupção do vulcão foi em abril de 2025. Na semana passada, equipes de resgate já haviam feito a recomendação para que o vulcão não fosse visitado, assim como vários outros, devido ao aumento da atividade tectônica.
O tremor também colocou diversos países do Pacífico em alerta. São eles: Japão, Estados Unidos, México, Chile e Equador. No Havaí, cidades da costa estão sendo evacuadas. Nenhuma morte foi relatada até o momento em nenhum dos países afetados.
*Com informações da AFP