Em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, quatro amigos decidiram criar o Dia Internacional da Cerveja. A ideia era ter um dia para homenagear a bebida e celebrar as cervejarias ao redor mundo. A data é comemorada anualmente na primeira sexta-feira de agosto.
De acordo com historiadores, a bebida foi criada por volta de 4.000 Antes de Cristo. Ela era produzida pelas mulheres da Suméria enquanto os homens saíam para caçar.
Com o passar dos anos, a cerveja foi ganhando novos estilos, sabores e receitas. Hoje em dia é possível encontrar diferentes rótulos e versões, que variam entre cervejas tradicionais, artesanais e especiais, que são vendidas em garrafas ou em latas.
Apesar de ser uma paixão dos consumidores e ter milhares de fãs ao redor do mundo, muitos costumam ter dúvidas sobre alguns tópicos relacionados ao universo cervejeiro.
Lúpulo e sua importância para a cerveja
O lúpulo é um dos ingredientes mais importantes na produção de cerveja. Além de fornecer amargor, ele contribui significativamente para o aroma e a estabilidade da bebida. Isso porque o lúpulo contém óleos com uma ampla gama de aromas, desde notas florais e cítricas até sabores frutados e terrosos.
Na estabilidade, suas propriedades ajudam a inibir o crescimento de microorganismos indesejados, prolongando a vida útil da cerveja.
IBU: International Bitterness Units Scale
É a escala internacional de unidade de amargor. Mede o amargor de uma cerveja, que é calculado pelo lúpulo utilizado na fabricação.
ABV
A sigla que significa álcool por volume é uma medida padrão de álcool contida em uma bebida alcoólica (expresso como uma % do volume total).
Colarinho
Uma discussão muito comum entre os tomares de cerveja é se ela deve ser tomada com ou sem colarinho, aquela espuma na parte superior da bebida. Apesar da diferença na preferência, os especialistas recomendam que ela seja consumida com o colarinho, para preservar o aroma e o sabor.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.