Presidente LulaMarcelo Camargo/Agência Brasil
Post sobre Lula bate recorde de engajamento no Instagram do New York Times
Publicação com entrevista do presidente brasileiro supera interações de posts sobre Papa Francisco, Donald Trump e até Taylor Swift, segundo levantamento da FGV Comunicação
A entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao The New York Times rendeu ao jornal norte-americano o post mais engajado do ano em seu perfil no Instagram. Segundo levantamento da FGV Comunicação, a publicação acumulou mais de 746 mil curtidas e comentários, alcançando o maior volume de interações sobre Lula em 2025 e superando posts de grande repercussão internacional.
Na reportagem, o NYT destacou a postura firme do presidente brasileiro contra o chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos, descrevendo-o como “principal desafiante” do ex-presidente Donald Trump no cenário político atual. O engajamento foi 163% superior ao segundo post mais popular do jornal sobre o Brasil neste ano — referente à indicação de Fernanda Torres ao Oscar pelo filme Ainda Estou Aqui — e registrou o maior número de comentários na página do NYT desde 2020.
A publicação também superou conteúdos de forte apelo global. Recebeu 95% mais curtidas do que o post sobre a morte do Papa Francisco e mais de 20 vezes o volume de comentários de uma publicação sobre manifestações contra Donald Trump em várias cidades americanas. Desde 2024, apenas a postagem sobre a morte da atriz Maggie Smith, conhecida por interpretar Minerva McGonagall em Harry Potter, teve mais interações totais no perfil do jornal — ainda assim, a entrevista com Lula mobilizou cerca de 11,4 vezes mais comentários.
O desempenho reforça o interesse internacional pelo cenário político brasileiro e repete feitos anteriores. Em 2024, posts sobre a ginasta Rebeca Andrade e o surfista Gabriel Medina figuraram entre os conteúdos mais curtidos e comentados no Instagram do New York Times.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.