Maioria das vítimas fatais estavam no ônibus que pegou fogo após a colisão com o caminhão de combustível Mohsen Karimi/AFP

Acidente entre um ônibus que transportava migrantes afegãos procedentes do Irã e outros dois veículos no oeste do Afeganistão deixou ao menos 76 mortos, informou nesta quarta-feira (20) o governo da província de Herat.

"No total, 76 cidadãos do país (...) perderam a vida no incidente e três estão gravemente feridos", disse Yousuf Saeedi, porta-voz do governo de Herat.

A polícia do distrito de Guzara, perto da cidade de Herat, local do acidente na noite de terça-feira, informou que o ônibus colidiu com uma motocicleta e um caminhão-tanque que transportava combustível, o que provocou um incêndio.

O ônibus transportava afegãos que haviam chegado recentemente do Irã e seguiam em direção à capital, Cabul. A maioria das vítimas estava no ônibus; duas pessoas que viajavam no caminhão morreram, assim como os dois passageiros da motocicleta.

Pelo menos 1,5 milhão de pessoas retornaram ao Afeganistão desde o início do ano, procedentes do Irã e do Paquistão, que expulsaram os migrantes depois de abrigá-los por décadas, segundo a agência da ONU para migrações.
Os acidentes rodoviários são frequentes no Afeganistão devido ao mau estado das estradas após décadas de conflito, à condução perigosa dos motoristas e à falta de regulamentação.