Neurocirurgião brasileiro comemora morte do ativista de direita Charlie Kirk no InstagramReprodução

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, determinou neste domingo (14) que o chefe dos Assuntos Consulares revogue o visto americano do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. O médico celebrou nas redes sociais a morte do ativista conservador Charlie Kirk, um grande aliado de Trump. "Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical", afirmou. 
Em publicação no X (antigo Twitter), Landau afirmou que vai garantir que o neurocirurgião nunca tenha a possibilidade de receber um visto americano. Após pedir para que internautas o enviassem publicações de pessoas comentando em tom de vitória sobre a morte do militante, o vice-secretário recebeu prints através do X do comentário de Ricardo Barbosa em um post do Instagram. 
"De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua "pontaria impecável", mas também, com precisão cirúrgica, especifica "coluna cervical", comentou Landau. 
O número 2 da diplomacia americana afirmou também esperar que autoridades brasileiras se interessem por um médico que “deseja publicamente a morte de pessoas cujas opiniões políticas ele não concorda”.
O comentário do médico foi postado no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e viralizou nas redes sociais. 
Christopher Landau respondeu Thiago dizendo que "viu muitos comentários parecidos com esse nas mídias sociais, mas esse é o mais assustador”. 
Repercussão na comunidade médica
Após a repercussão do caso na internet, Ricardo Barbosa foi desligado da clínica onde trabalhava no Recife (PE). 
De acordo com a nota do Recife Day Clinic, publicada no Instagram, as falas do médico "não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios dessa instituição". 
Por meio de nota, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou o posicionamento de Ricardo e declarou total apoio às ações éticas e disciplinares que serão conduzidas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).