Neurocirurgião brasileiro comemora morte do ativista de direita Charlie Kirk no InstagramReprodução
EUA mandam revogar visto de neurocirurgião brasileiro que comemorou morte de Charlie Kirk
Em comentário no Instagram, Ricardo Barbosa elogiou o assassino do ativista americano: 'Mira impecável. Coluna cervical'
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, determinou neste domingo (14) que o chefe dos Assuntos Consulares revogue o visto americano do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. O médico celebrou nas redes sociais a morte do ativista conservador Charlie Kirk, um grande aliado de Trump. "Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical", afirmou.
Em publicação no X (antigo Twitter), Landau afirmou que vai garantir que o neurocirurgião nunca tenha a possibilidade de receber um visto americano. Após pedir para que internautas o enviassem publicações de pessoas comentando em tom de vitória sobre a morte do militante, o vice-secretário recebeu prints através do X do comentário de Ricardo Barbosa em um post do Instagram.
"De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua "pontaria impecável", mas também, com precisão cirúrgica, especifica "coluna cervical", comentou Landau.
O número 2 da diplomacia americana afirmou também esperar que autoridades brasileiras se interessem por um médico que “deseja publicamente a morte de pessoas cujas opiniões políticas ele não concorda”.
O comentário do médico foi postado no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e viralizou nas redes sociais.
Christopher Landau respondeu Thiago dizendo que "viu muitos comentários parecidos com esse nas mídias sociais, mas esse é o mais assustador”.
Repercussão na comunidade médica
Após a repercussão do caso na internet, Ricardo Barbosa foi desligado da clínica onde trabalhava no Recife (PE).
De acordo com a nota do Recife Day Clinic, publicada no Instagram, as falas do médico "não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios dessa instituição".
Por meio de nota, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou o posicionamento de Ricardo e declarou total apoio às ações éticas e disciplinares que serão conduzidas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.