María Corina venceu a premiação do Nobel da Paz nesta sexta-feira (10)Pedro Mattey / AFP
¡Nuestra querida Maria Corina Machado, galardonada con el Premio Nobel de la Paz 2025! Merecidísimo reconocimiento a la larga lucha de una mujer y de todo un pueblo por nuestra libertad y democracia. ¡La primer Nobel de Venezuela! ¡Enhorabuena @mariacorinaya, Venezuela será… pic.twitter.com/jpmrUEujtL
— Edmundo González (@EdmundoGU) October 10, 2025
González está em exílio na Espanha desde que o regime de Maduro expediu um mandado de prisão contra ele. Ele foi escolhido por María Corina para representar a oposição nas eleições do ano passado, após as candidaturas dela e da filosofa e professora universitária Corina Yoris serem proibidas. A oposição afirma que González venceu o pleito.
O Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio a ela "por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".
María Corina se tornou o símbolo da luta por democracia na Venezuela, dominada pela ditadura de Maduro e pela autoproclamada revolução socialista que Hugo Chávez, antecessor de Maduro, iniciou na virada do século. Ela uniu e conduziu a oposição venezuelana na eleição presidencial de 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.