Presidente Lula durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpDivulgação/ Ricardo Stuckert / PR
Trump parabeniza Lula pelo aniversário de 80 anos: 'É um cara muito vigoroso'
Presidente dos EUA classificou positivamente a reunião com o petista
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao chamá-lo de "muito vigoroso e impressionante". Em conversa com jornalistas, a bordo do avião presidencial Air Force 1, Trump aproveitou para dar os parabéns ao petista, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27).
"Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa", afirmou o republicano antes de embarcar para o Japão.
Ao falar sobre o presidente brasileiro, Trump fez questão de parabenizá-lo pelo aniversário de 80 anos:
"Quero desejar feliz aniversário ao presidente, hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante. Mas hoje é o aniversário dele. Então, feliz aniversário".
Lula e Trump se reuniram no domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro terminou sem que o norte-americano anunciasse a revogação das tarifas de 50% para produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. O republicano, porém, aceitou discutir uma revisão das taxas.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse a jornalistas que Lula pediu a revogação do tarifaço e da aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e à sua mulher, Viviane Barci de Moraes.
No início da manhã desta segunda, o chanceler disse que a primeira reunião entre as delegações de Brasil e EUA acabou sem a reversão imediata das tarifas de 50% para produtos brasileiros importados pelos norte-americanos.
De acordo com ele, um cronograma de reuniões foi criado para dar prosseguimento às negociações. "Concordamos em trabalhar para construir um acordo satisfatório para ambas as partes nas próximas semanas. Acordamos um cronograma de reuniões entre as equipes negociadoras para tratar das negociações de ambos os países com foco nos setores mais afetados pelas tarifas", disse.






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.