Organização ressaltou que, apesar da coloração azul, os animais estão saudáveisReprodução / Redes sociais

Mais de 39 anos após o desastre nuclear de Chernobyl, uma descoberta curiosa vem chamando atenção nas redes sociais: cães que vivem nas proximidades da usina nuclear estão apresentando uma coloração azulada.
Os cachorros são descendentes de animais de estimação que foram abandonados após o desastre nuclear. Neste mês, eles foram encontrados vagando pela zona de exclusão de Chernobyl, segundo a Dogs of Chernobyl, uma afiliada da organização sem fins lucrativos Clean Futures Fund, que cuida dos cães do local.
"Estamos no local agora capturando cães para esterilização e encontramos três cães completamente azuis", disse a organização em uma postagem no Instagram. "Não temos certeza do que está acontecendo exatamente."
Moradores afirmaram que o pelo dos cães estava normal até cerca de uma semana atrás. As informações são do "New York Post".
"Não sabemos o motivo e estamos tentando pegá-los para descobrir o que está acontecendo", acrescentou o porta-voz. "Provavelmente, eles estão usando algum tipo de produto químico." 
A organização ressaltou que, apesar da coloração azul, os animais estão saudáveis.
Todos os anos, a Dogs of Chernobyl, organização fundada em 2017, fornece cuidados médicos e alimentação para cerca de 700 cães que vivem na zona de exclusão, que abrange aproximadamente 18 milhas quadradas.
O desastre de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, ocorreu quando uma explosão no Reator 4 da usina liberou grande quantidade de radiação. A cidade de Pripyat foi evacuada, dezenas de pessoas morreram e a área ao redor virou uma zona de exclusão, ainda praticamente desabitada hoje.