O presidente ucraniano, Volodymyr ZelenskyAFP
Zelensky confirma que Ucrânia terá reunião com autoridades dos EUA para discutir plano de paz nesta quarta
Líder ucraniano disse que a semana 'pode trazer novidades' importantes para a interrupção da guerra
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que a agenda desta quarta-feira, 10, inclui uma conversa com autoridades dos Estados Unidos sobre um documento que detalha o plano de reconstrução e o desenvolvimento econômico de seu país, após o término do conflito com a Rússia.
Em comunicado via Telegram, Zelensky detalhou que Kiev está finalizando "20 pontos de um documento fundamental" que poderá definir os parâmetros para encerrar a guerra.
A expectativa é entregar o material a Washington "em breve", após o trabalho conjunto com a equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, e parceiros europeus.
Para quinta-feira, ele adiantou que está prevista uma reunião da chamada Coalizão dos Dispostos, dedicada a discutir garantias de segurança e mecanismos para impedir nova agressão russa.
O líder ucraniano disse que a semana "pode trazer novidades" importantes para a interrupção da guerra. Ele ainda destacou duas questões centrais: como forçar Moscou a cessar os ataques e o que pode impedir uma terceira invasão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.