Casal foi encontrado morto dentro de mansão nos Estados UnidosKent Nishimura / AFP

O cineasta e ator Rob Reiner e sua mulher, Michele Singer Reiner, de 78 e 68 anos respectivamente, foram encontrados mortos, neste domingo (14), na mansão da família na Califórnia, nos Estados Unidos.

O canal norte-americano National Broadcasting Company (NBC) disse que, segundo uma fonte próxima à família, o casal foi encontrado morto, aparentemente com ferimentos provocados por arma branca.
O Departamento de Polícia de Los Angeles informou, por meio das redes sociais, que no momento não há mais detalhes do caso, mas que ele está sendo investigado como "aparente homicídio".
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, contou estar com o coração "partido" com a trágica morte de Rob e Michele.
"Sua empatia sem limites tornou suas histórias atemporais, ensinando gerações a enxergar a bondade e a retidão nos outros — e nos incentivando a sonhar mais alto. Essa empatia ia muito além de seus filmes. Rob era um defensor apaixonado das crianças e dos direitos civis — desde enfrentar a indústria do tabaco e lutar pela igualdade no casamento até ser uma voz influente na educação infantil. Ele tornou a Califórnia um lugar melhor por meio de suas boas ações", escreveu Newsom nas redes sociais.
O vice-chefe de polícia de Los Angeles, Alan Hamilton, informou que, até o momento, ainda ninguém foi detido.
"Não vou confirmar se alguém está sendo interrogado neste momento. Vamos tentar conversar com todos os membros da família que conseguirmos", disse.

Reiner alcançou a fama como ator no papel do genro desajeitado Michael "Meathead" Stivic na sitcom dos anos 1970 "All in the Family", antes de começar a dirigir com "This Is Spinal Tap", uma sátira em forma de documentário lançado em 1984.
Além disso, dirigiu filmes como "Conta Comigo" (1986), “Harry & Sally – Feitos Um para o Outro” (1989) e “O Presidente Americano” (1995). Rob era casado desde 1989 com a fotógrafa Michele Singer Reiner. Os dois se conheceram enquanto ele dirigia “Harry & Sally” e deixam três filhos.
Reiner defendeu abertamente várias causas sociais, como o casamento igualitário e a criação do projeto 'First 5' na Califórnia, que oferece programas de desenvolvimento para crianças financiadas com impostos sobre produtos derivados do tabaco.
As investigações continuam para encontrar os envolvidos no crime e o Instituto Médico-Legal de Los Angeles ainda disponibilizará o parecer final sobre a causa da morte.
Homenagens
Vários políticos publicaram mensagens de condolências pelo falecimento do diretor de "Questão de Honra" e de sua mulher, entre eles estão o ex-presidente dos EUA Brack Obama e sua mulher.
Em uma publicação no X, Kamala Harris afirmou que o trabalho de Reiner "impactou gerações de americanos" e destacou que o cineasta "amava" os Estados Unidos e "se preocupava profundamente com o futuro da (nossa) nação e a luta pela democracia".

Por sua vez, Obama destacou na mesma rede social que "por trás de todas as histórias que ele produziu, havia uma opinião profunda na sustentação das pessoas — e um compromisso de vida inteira de levar essa crença à ação".
*Com informações da AFP