Baixada - Como elaborar projetos para editais, criar e regularizar Associações de Moradores e Organizações Não Governamentais. Esta semana, a Águas do Rio iniciou uma série de workshops direcionados às lideranças comunitárias dos municípios atendidos pela concessionária, na Baixada Fluminense.
Por meio do Programa Afluentes, a concessionária identificou a necessidade de capacitar e oferecer informações às lideranças comunitárias, com o objetivo de auxiliá-las a criar estratégias que fortaleçam e desenvolvam o papel desempenhado nas comunidades da região. “Essas iniciativas envolvem humanidade, a busca pela dignidade, autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, considerando principalmente amor naquilo que desenvolvem”, concluiu o gerente de Responsabilidade Social (RS) da Águas do Rio, William Carvalho.
Segundo Luciana Muniz, coordenadora de RS com atuação na Baixada Fluminense, é fundamental instrumentalizar as ações das lideranças para que elas ganhem força e legitimidade. “A Responsabilidade Social reconheceu a relevância de multiplicar conhecimentos sobre elaboração de projetos e como as lideranças podem se organizar para regularizar as associações de moradores, ou seja, institucionalizar suas atividades para captar recursos e representar melhor os interesses coletivos das comunidades”, ressaltou.
Capacitação inclui acompanhamento contábil
Após a conclusão dos workshops todos participantes recebem certificados fornecidos pela Águas do Rio, além de contarem com acompanhamento de um profissional da área contábil que, durante um mês, oferecerá dicas e orientações sobre finanças para formalização de suas associações e instituições.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.