Os estudantes visitaram o barracão da escola de samba nilopolitana, na Cidade do Samba, na GamboaLaryssa Lomenha/JUVRio

Rio - Jovens estudantes do Espaço da Juventude da Cidade de Deus visitaram, na manhã desta quinta-feira (06/07), o barracão da escola de samba Beija-Flor, de Nilópolis, na Cidade do Samba, na Gamboa, zona central do Rio de Janeiro. Eles fazem parte das turmas de cursos voltados para a indústria 4.0, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), como robótica e impressão 3D.
"Achei muito interessante, porque é uma visão que a gente não faz ideia. Vê pela televisão, acha que é uma magia que acontece assim do nada. E não é. Quando chega aqui, pode ver no mínimo detalhe o que é feito, a precisão, a atenção e a devoção das pessoas", afirmou Jade Gonzo dos Santos, de 25 anos, que faz curso de robótica.
No barracão, os jovens aprenderam sobre a tecnologia utilizada no movimento dos carros alegóricos e todo o processo que envolve inovação e a criação de soluções para transformar o enredo em realidade na avenida. "Depois desse passeio aqui, que a gente conheceu várias máquinas, plataformas, achei bem interessante", disse a estudante.
Ver de perto a indústria do espetáculo impressionou os jovens e mostrou que o carnaval do Rio é fruto de muito trabalho e inovação. E despertou o sonho de, um dia, fazer parte dessa complexa engrenagem.
"É minha primeira vez aqui. Gosto muito de carnaval e gostaria de trabalhar com isso. Eu faço curso de robótica e impressão 3D, mas já fiz outros, de Indústria Avançada e Design de Games", concluiu Iuri de Oliveira Duarte, de 23 anos.
Os Espaços da Juventude
Desde que começaram a ser inaugurados, os Espaços da Juventude já formaram mais de 2 mil jovens para as oportunidades da Indústria 4.0, da inteligência artificial e da robótica. Existem mais três unidades na cidade: Estácio, Vigário Geral e Vargem Pequena. Todas oferecem, gratuitamente, cursos da área tecnológica: Robótica, Drone, Indústria do Som (DJ), Indústria Avançada, Programação Móvel (IOT), Design de Games e Impressão 3D.
"Ver de perto como acontece o carnaval, como é o trabalho de todos os envolvidos com essa indústria tão importante para nossa cidade, abre para esses jovens novas perspectivas de conhecimento e de oportunidade. E como é importante estar sempre se atualizando, estudando, aprendendo novas linguagens e novas tecnologias. E os Espaços da Juventude estão abertos para proporcionar isso aos jovens cariocas", destacou o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.