Além das questões de saúde, foram abordadas temáticas referentes aos direitos dos pacientes oncológicosDivulgação / PMN

Nilópolis - Cuidados com a saúde mental e prevenção e diagnóstico do câncer de mama foram os temas debatidos nas palestras promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Nilópolis, por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da França Leite e Sofia, nesta quinta-feira (19), no auditório da OAB de Nilópolis, no Centro.
A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Além das questões de saúde, foram abordadas temáticas referentes aos direitos que os pacientes oncológicos têm, como o Vale Social para o transporte no tratamento, prioridades nos processos judiciais, prioridades no tratamento e diagnóstico, entre outros.
A psicóloga Eliane Fernandes, 50, assistiu a todas as palestras. "É um evento muito importante o Outubro Rosa, para orientar essas mulheres sobre a necessidade delas se cuidarem, a necessidade delas terem uma saúde mental e as consequências da falta de busca disso. É ressignificar aquilo que você ainda não conseguiu para mudar a sua vida, porque todos merecem a qualidade de vida e viver bem."
As palestras foram ministradas pela assistente social e voluntária no combate ao câncer, Jane Khalil; terapeuta emocional e pedagoga e especialista em reprocesso generativo, Ana Assis; especialista em direito médico e presidente da comissão de prerrogativa de Nilópolis, Elaine Faddoul; assistente social, Monica Dias; diretora do CRAS França Leite, Samira Heitor;
"O CRAS firma o compromisso com a população em prestar informações que podem salvar vidas", garantiu Samira Heitor, que atua como diretora da unidade França Leite há um ano e meio.