Estudantes, autoridades e corpo técnico educacional da Faetec Nilópolis no evento alusivo ao Dia da Consciência NegraDivulgação / Faetec
“Eu fico orgulhosa de todos meus alunos e digo sem medo, eles estão prontos para o mercado de trabalho. São dedicados, inteligentes, estão trabalhando desde final de semana e feriado produzindo tudo isso que foi apresentado na nossa feira. E ter a visita de uma autoridade de um país africano, confirmando a beleza e até o gosto de uma comida típica cabo-verdiana, feita aqui, é só a confirmação da competência desses estudantes”, afirma orgulhosa a diretora da Faetec Paiol, Patrícia Monteiro.
A alegria, concentração e dedicação dos alunos no trabalho durante toda a feira ficou evidente para todos. Moradora de Nilópolis, a aluna Dilma Araripe, 57 anos, dos cursos de Maitre e Garçonete, demonstrou toda satisfação em estar participando do evento.
“Achei ótimo! Quanto ao meu trabalho, trabalhei sobre a supervisão de outros maitres no qual cabem a eles a minha avaliação. São aprendizados novos que por sinal estou adorando muito. Antes daqui, fui em uma vaga de trabalho em um salão de festas e não fiquei porque tinha não curso e nem experiência. Então, estou fazendo esses cursos porque estou querendo enriquecer meu currículo para entrar no mercado de trabalho”, afirmou a estudante
Antes de começar a programação da feira, a Presidente da Faetec se juntou às demais autoridades num almoço oferecido na Faetec Paiol. Ela reforçou o papel e o impacto da escola técnica na vida de todos os estudantes.
“Temos a responsabilidade e um papel importante junto a minorias, como as pessoas negras, que é a temática desse evento. Mas também estamos voltados a atender tantos outros que necessitam de um apoio para se qualificar e entrar no mercado de trabalho. Essa é uma vocação da Faetec e que eu tenho orgulho em ver como somos qualificados e capazes de proporcionar algo como feito aqui na feira em Nilópolis. É o nosso desafio e meta permitir que todos tenham acesso a esse tipo de ensino e façam parte da sociedade com igualdade de condições, por conta de todo aprendizado oferecido”, sentencia a presidente da Faetec.
Claro que o evento terminaria com música, mas não somente no samba do Instituto Beija-Flor, mas também com a apresentação conjunta da Banda e do Coral da Faetec Marechal Hermes, que emocionou a todos com músicas de Tom Jovem, Lulu Santos e finalizando com um “Cidade Maravilhosa”.
O evento foi em comemoração ao Dia da Consciência Negra e não faltaram manifestações no papel de todos na postura antirracista e no reconhecimento do papel dos negros e pardos na sociedade brasileira.
A Faetec Paiol, em Nilópolis, oferece cursos de Bartender, Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Culinária Fitness, Culinária Inclusiva, Eletricista Instalador e Instalador Predial, Finger Food, Francês e Inglês Básico, Garçom, Maitre, Mecânica de Refrigeração e Climatização, Monitor do Uso e Conservação de Recursos Hídricos, Organização de Festas Temáticas, Padeiro, Petiscos de Boteco, Pizzaiolo, Salgadeiro, além da formação Técnica em Gastronomia e Informática.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.