Dos 70 agendamentos prévios, houve 12 faltas de pessoas que deram entrada na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)Divulgação / INSS

Nilópolis - Assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atenderam neste sábado (02) na Agência da Previdência Social (APS) de Nilópolis, no Centro, 58 segurados que deram entrada na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram feitas análises socais de casos com pessoas com deficiência. Dos 70 agendamentos prévios, entre às 7h e 14h, houve 12 faltas.
No próximo sábado (09), um outro mutirão para atendimento de BPC ocorrerá na agência de São João de Meriti, das 7h às 14h. Foram abertas 100 vagas para segurados com direito ao BPC. A agência meritiense fica na Avenida Automóvel Clube, 2.384, Shopping Rio Ville, no bairro Jardim José Bonifácio.
O agendamento prévio pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo Meu INSS e pela Central 135. Os mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento da Fila (PEF) no INSS.
Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um salário-mínimo (atualmente de R$ 1.320).
Não é necessário ter contribuído para o INSS. O segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.