Lorivaldo Vicente Viana estava desaparecido há oito dias e retornou para o convívio dos seus familiares Divulgação / PMN

Nilópolis - A equipe da Superintendência dos Direitos do Idoso, da Prefeitura de Nilópolis, socorreu e levou para casa, em São João de Meriti, Lorivaldo Vicente Viana, um senhor que estava desaparecido há oito dias. Ele foi encontrado na esquina da Rua Manoel Reis com João Pessoa, no Centro de Nilópolis. O caso do senhor Lorivaldo virou notícia no dia 25 de março. 
Um dos vizinhos do lugar onde Lorivaldo estava vivendo, viu a notícia em um programa de televisão, e ligou para a Promotoria de Justiça que acionou a superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, e a assistente social Márcia Campos. “Buscamos o sr. Lorivaldo, levamos ele à 57ª DP (Nilópolis), onde conseguiu dizer o próprio nome e dos pais. Fizemos um boletim de ocorrência, que permitiu que os policiais fizessem uma pesquisa no sistema. Aí conseguimos encontrar seu endereço”, contou Elaine Santos.
“Fomos acionadas na quarta-feira e o levamos para uma casa de acolhimento para pessoas idosas. No dia seguinte, pela manhã, o buscamos. Ele teve a oportunidade de tomar banho, cortar o cabelo e usou uma roupa que recebeu em doação”, afirmou a superintendente, que agradeceu o apoio da secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima, pasta à qual a superintendência está vinculada.
Márcia Campos relatou que o idoso saiu de casa de bicicleta junto com a cachorrinha Dolly, que costumava acompanhar o tutor em seus passeios, mas perdeu a memória e acabou indo parar em Nilópolis. “ Depois que a mãe faleceu, há dois anos, ele começou a ter apagões e perder a memória. Precisa tomar gardenal, um remédio controlado”, relatou a assistente social.
A superintendência agora irá auxiliar o idoso a conseguir o BPC (Benefício de Prestação Continuada, previsto na LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). Ele garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. “ O primeiro passo é que ele seja atendido por um médico da rede pública, que irá averiguar sua saúde”, disse Márcia Campos.
Superintendência dos Direitos do Idoso
O órgão orienta o idoso quanto aos seus direitos e deveres na sociedade, realiza visita às residências para conhecer a situação de vida das pessoas da terceira idade quando recebem denúncias e fiscalizam as condições de funcionamento das casas de repouso em Nilópolis.
Segundo o Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,82% da população nilopolitana é idosa, o maior percentual de pessoas da terceira idade entre os municípios da Baixada.
A Superintendência Municipal dos Direitos do Idoso fica no segundo andar da Prefeitura de Nilópolis. O endereço é Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.