O evento foi um convite à troca de experiências e ao fortalecimento da rede de produtores culturais formados pelo cursoDivulgação / IFRJ Nilópolis
Campus Nilópolis do IFRJ celebra os 23 anos do Curso de Produção Cultural
O evento foi direcionado a estudantes do curso de Produção Cultural, seus egressos e a comunidade acadêmica em geral
Nilópolis - O curso de Produção Cultural, do Campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação (IFRJ), comemorou, na última semana, seus 23 anos com uma programação especial, no auditório e no pátio do campus, celebrando a trajetória de seus egressos e suas contribuições para o campo cultural.
A agenda incluiu a apresentação de uma pesquisa sobre a trajetória dos egressos, mesa "Olhares dos Egressos", sessões do Cine Clube ANKITO, o encontro "Conexões Profissionais", a Mostra de Artes Integradas e a mesa "Trajetória Transformadora de Egressos". O evento é um convite à troca de experiências e ao fortalecimento da rede de produtores culturais formados pelo curso.
O evento foi direcionado a estudantes do curso de Produção Cultural, seus egressos e a comunidade acadêmica em geral. As atividades contaram com a participação ativa do público, que demonstrou grande interesse e entusiasmo. Os participantes aproveitaram cada momento da programação e manifestaram expectativa pelas comemorações dos próximos aniversários do curso.
Segundo os organizadores do evento, a comemoração dos 23 anos do curso de Produção Cultural reforça seu compromisso com a atualização constante da proposta pedagógica e a valorização da cultura como direito. Desde sua criação, o curso já passou por duas reformulações do PPC e está em processo de uma terceira, incorporando temas contemporâneos como Teoria Queer, acessibilidade cultural e luta antirracista.
O curso tem um papel importante na democratização do acesso à cultura, especialmente na Baixada Fluminense, e se destaca por atrair perfis diversos de estudantes, que enriquecem o cotidiano acadêmico com atividades artísticas e debates críticos. Muitos egressos atuam em áreas da economia criativa, como curadoria, políticas públicas, música e audiovisual.
Recentemente, o curso foi novamente avaliado com nota 4 pelo MEC, resultado que reforça sua qualidade e o envolvimento do corpo docente com pesquisa e extensão. O evento comemorativo teve ótima repercussão entre estudantes, egressos e comunidade acadêmica, fortalecendo redes e parcerias para os próximos anos.
Roberta Cassiano, coordenadora do curso de Produção Cultural disse “É um curso fundamental para a valorização da cultura, para a defesa e promoção da cultura como um direito de todos. Fortalecemos e sublinhamos muito esse aspecto, especialmente por estarmos na Baixada Fluminense. Apesar da efervescência cultural da região, com muitos artistas e produtores independentes — muitas vezes trabalhando sem estrutura — ainda enfrentamos a falta de espaços culturais e de infraestrutura adequada. Isso é muito diferente do que se observa em regiões mais centrais do Rio de Janeiro, com maior concentração de renda. A perspectiva é de que o curso continue crescendo e consolidando o nome da nossa instituição em diversos espaços da sociedade civil. Temos muitas parcerias com ONGs, setores do poder público e empresas. É um curso realmente aberto, que constrói redes tanto por meio dos estudantes quanto dos profissionais que o constroem”.
Na opinião de Fábio Lago Jr, aluno de Produção Cultural esse foi um evento que buscou valorizar toda a história do curso e de quem passou por ele — tanto os professores, que ajudaram a construir todo o legado, quanto os egressos, que hoje seguem suas carreiras com sucesso, trabalhando com fenômenos reconhecidos no mercado da produção cultural. “Um curso que é fundamental para o território da Baixada Fluminense — um lugar riquíssimo culturalmente, cheio de fazedores de cultura, produtores culturais e artistas. Estar presente nessa produção e nesse curso, que tem uma voz tão ativa no território e dentro do IFRJ, é de um prazer inenarrável”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.