Prefeitura de Nilópolis lançou o Orçamento Participativo do município para o próximo triênioDivulgação
Prefeitura de Nilópolis elabora o Orçamento Participativo
Opinião dos cidadãos foi colhida por meio de pesquisa e será utilizada
Nilópolis - A Prefeitura de Nilópolis finalizou no último fim de semana a pesquisa junto à população para elaboração do Orçamento Participativo do município. As respostas, colhidas por meio de uma pesquisa, serão consideradas na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029.
O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo do governo, com vigência de quatro anos, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública. No governo Abraãozinho David, o primeiro Plano Plurianual abrange o período de 2022 a 2025, correspondente ao seu primeiro mandato.
A secretária municipal de Planejamento, Vanessa Golfeto Silva, destacou que o Orçamento Participativo e o PPA representam a conexão entre o Plano de Governo e o Plano Estratégico.
“Promovemos duas oficinas, em fevereiro e junho, com os secretários e seus representantes, no Gabinete do Prefeito, para reforçar a importância do Plano Plurianual”, salientou.
Previsto na Constituição Federal de 1988, o PPA define as bases para a elaboração dos orçamentos anuais (LDO e LOA) e deve conter as principais orientações estratégicas para o desenvolvimento do município, com metas a serem alcançadas, como saúde, educação, infraestrutura, cultura, esporte, cidadania e demais áreas.
O Plano Plurianual é, portanto, o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele é essencial para a gestão municipal, pois permite uma visão de longo prazo, contribui para uma alocação mais eficiente dos recursos, promove a transparência e reforça o controle social sobre as ações do governo.
O PPA, via Orçamento Participativo, mostra a importância da participação ativa dos moradores para o planejamento e execução de políticas públicas que atendam às necessidades da população.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.