Axel Grael, Rodrigo Neves, Ellen Benedetti e Antônio Nóbrega se reuniram com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.Divulgação Ascom PMN

O prefeito de Niterói, Axel Grael, o ex-prefeito e atual secretário Executivo da cidade, Rodrigo Neves, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, se reuniram no início da tarde desta quarta (15), com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Além de apresentar à ministra ações bem sucedidas em gestão fiscal no Município, conversaram sobre possíveis parcerias do município com o Governo Federal.

“Que honra receber Niterói, através do nosso atual prefeito, Axel Grael, e nosso querido e sempre prefeito, Rodrigo Neves. Aqui é uma extensão de Niterói não só pela amizade, mas pela competência deles dois, que trouxeram muitos projetos para podermos executar e levar cada vez mais melhoria e qualidade de vida para cada um dos niteroienses”, afirmou Tebet.

Para Grael, a parceria deve surtir efeito em todo o país.

“Agradeço a nossa ministra por nos receber e dedicar um pouco do tempo dela para falar sobre Niterói. Tenho certeza de que vamos construir coisas juntos para o benefício de Niterói e do Brasil”, acredita.

Rodrigo Neves ressaltou que Niterói é uma referência positiva em gestão fiscal.

“Foi uma alegria para a nossa equipe estarmos aqui hoje estabelecendo a cooperação do Ministério do Planejamento com a cidade. Niterói já é uma referência positiva em gestão fiscal e eu tenho certeza que com essa parceria vamos avançar ainda mais nada”, disse Neves.

A secretária Ellen Benedetti destacou que o encontro com a ministra foi muito importante para apresentar as iniciativas de Niterói em relação à gestão fiscal e à importância da integração entre o planejamento das políticas públicas e o orçamento municipal.

"Apresentamos o sistema de planejamento e orçamento de Niterói e debatemos a importância da participação social na elaboração do Plano Plurianual, como fizemos no município com a estratégia de uma ampla consulta popular que tem sido referência para muitos municípios. Além disso, também abordamos estratégias para a utilização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos instrumentos de planejamento. Temos certeza que esta agenda em Brasília está sendo fundamental para o desenvolvimento de políticas ainda mais eficientes para Niterói", reforçou Benedetti.

Também participou do encontro o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Parceria em projetos com Governo Federal

Ainda em Brasília, o prefeito Axel Grael e Rodrigo Neves se reuniram com ministra da Saúde para discutir o financiamento da reforma da Policlínica Silvio Picanço e dos Médicos de Família do Preventório, nesta terça (14). A secretária de Saúde do município, Anamaria Schneider, também esteve no encontro onde foram tratados temas relacionados aos investimentos no SUS de Niterói, incluindo a liberação de recursos para obras de reforma e ampliação de unidades de saúde da cidade, como a Policlínica Silvio Picanço e dos Médicos de Família do Preventório 1 e 2.

Outro ponto conversado foi o projeto Wolbachia, desenvolvido com êxito pela Fiocruz em Niterói, que ajudou a reduzir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Para o prefeito, a agenda teve resultados muito bons para a cidade, que é hoje exemplo de enfrentamento ao Aedes aegypti.

“A reunião foi importante para estabelecer uma agenda de parcerias. Além do financiamento e liberação de recursos para obras nas nossas unidades de saúde, estabelecemos uma linha de entendimentos com o Ministério para avançar em outras pautas conjuntas, como é o caso de alguns programas que Niterói é pioneira junto com o Ministério, como o da tecnologia Wolbachia. Esse projeto começou em Niterói e hoje temos um resultado excelente. A ministra cogita a possibilidade de usar o exemplo de Niterói e fazer com que essa experiência seja disponibilizada num programa mais amplo para o país todo”, contou Grael.

Para Rodrigo Neves, o modelo de gestão da FeSaúde teve o reconhecimento merecido pela ministra.

“Tivemos o reconhecimento da Fundação Estatal como modelo exitoso na gestão da saúde, conversamos sobre reforço para a rede de atenção básica e o reconhecimento do projeto Wolbachia. A ministra, quando foi presidente da Fiocruz, fez uma parceria com a Prefeitura em 2014, época em que eu era prefeito, para a implantação da Wolbachia em Niterói. Esse modelo, em parceria com a atenção básica, o Ministério quer ampliar para outros municípios que têm enfrentado epidemia de dengue. Saúde tem que ser nossa prioridade”, enfatizou Neves.

A Secretária Anamaria Schneider destacou a importância do encontro.

"Essa reunião foi fundamental para estreitarmos laços com o Ministério da Saúde e garantirmos recursos para melhorar ainda mais a qualidade da saúde pública em Niterói. A ampliação e reforma das unidades de saúde são investimentos necessários para atender adequadamente a nossa população", declarou Schneider.

Sobre o projeto Wolbachia, ela ressaltou o sucesso da iniciativa: "O projeto Wolbachia é um exemplo de inovação e eficiência na saúde pública, e a Fiocruz tem sido uma parceira essencial em seu desenvolvimento. A implementação desta técnica em Niterói reduziu significativamente o impacto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em nossa cidade", disse a secretária municipal de Saúde.

Também estiveram presentes o secretário Especial do Ministério da Saúde, Chico D'Angelo; a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges, a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (Vipacaf), Maria Célia Vasconcellos, a subsecretária executiva Elissa, e os secretários do Ministério da Saúde: Helvécio Miranda e o Swedenberger Barbosa.