A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ).Divulgação - Departamento de Imprensa SMC/FAN
Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), faz turnê entre março e maio por sete cidades fluminenses e também na capital.
No programa eclético, temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.
A turnê Orquestrando a Vida 2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio do Santander e patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, realização do Instituto Dell'Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Orquestrando a Vida
Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo e promovendo-os para o mercado de trabalho.
Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do “El Sistema” e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
Sobre Jony William Villela Vianna – presidente e diretor Geral - Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, Doutor em Causas Humanística Internacionais - Ph.l. Filósofo Imortal, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – Femusica, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil, vencedor do Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB - São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.
Hodyllon Martins - Diretor Artístico - Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu à Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renome no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luis Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.