Só no primeiro dia o Programa, no Horto do Fonseca, realizou quase 100 atendimentos.Divulgação Ascom PMN - Foto: Lucas Benevides

O programa Prefeitura Móvel de Niterói deu certo na Zona Norte. Tando, que só no primeiro dia de atendimento, no Horto do Fonseca, foram quase 100 atendimentos. As demandas, em sua maioria ligadas à área de zeladoria urbana, foram cadastradas na plataforma Colab.re e encaminhadas aos setores responsáveis.
O projeto, que já terminou funcionou o dia todo e visou prestar atendimento à população, levando serviços ao encontro dos cidadãos, além de aproximar o Executivo dos moradores do bairro e vizinhanças.

O prefeito Axel Grael esteve no local e falou sobre a importância do projeto para estabelecer um diálogo com a população.

“Estamos retomando o Prefeitura Móvel, um programa de governo que tem o objetivo de aproximar a gestão municipal, em especial o prefeito e os secretários, da população. A Prefeitura tem muitos projetos em andamento na região do Fonseca, como a implantação do Restaurante Popular, o novo Centro Cultural da Zona Norte e as obras de contenção de encostas. Esperamos ouvir a população e entender as suas principais demandas”, ressaltou o prefeito.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, destacou os investimentos realizados no bairro nos últimos anos.

“Esse é um dia especial, pois estamos iniciando mais uma edição do Prefeitura Móvel, uma iniciativa que visa aproximar mais a prefeitura do cidadão, para ouvir sugestões, cobranças, críticas construtivas, mas sobretudo prestar serviços à população. Nós fizemos muita coisa no Fonseca nos últimos anos, como o Ciep Anísio Teixeira, que ficou abandonado muitos anos e nós o municipalizamos. O local hoje é um grande espaço de convivência e educação da juventude. Podemos falar também do Getulinho, que ficou fechado por tanto tempo e hoje é uma referência pediátrica, com mais de um milhão de atendimentos. Também construímos seis escolas no Fonseca”, citou Neves.

O presidente da Associação da Vila Ipiranga, Carlos André Praxedes, também esteve no local e falou sobre algumas demandas.

“Estive para requerer algumas demandas relacionadas a obras, como questões de iluminação. É uma grande oportunidade podermos falar diretamente com a Prefeitura. Fui atendido muito rapidamente. Achei a iniciativa, o atendimento e o acolhimento muito bons", disse Praxedes.

Logo nas primeiras horas d segunda-feira (27/3), mais de 30 pessoas já haviam sido atendidas com 50 demandas cadastradas. Além de atendimento à população sobre questões de dúvidas ou demandas, o Prefeitura Móvel também oferece serviços relacionados ao Procon com distribuição da cartilha de direitos do consumidor. No local, também é possível ter acesso aos serviços de saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, testes IST, testes de Covid-19 e distribuição de preservativos e de kits de saúde bucal.

Entre as agendas da semana, o prefeito visitou alguns pontos do bairro, como unidades de saúde e de educação, além de reunião com diretoras de escolas da região.