Na foto: Paulo Novaes, Marcelo Freixo, Antonio Cláudio da Nóbrega, Jaqueline Gil e João Evangelista.Divulgação Neltur

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, participou, na Universidade Federal Fluminense (UFF) da Conferência "Perspectivas para o Turismo e a Hotelaria na promoção internacional do Brasil". Com entusiasmo, Freixo destacou os novos rumos da Agência, no que ele identifica de novo Brasil, anunciando a assinatura de Emenda no valor de 2,7 milhões e a inauguração, em Maio, de um Laboratório de Turismo no Rio de Janeiro.
Freixo destacou em sua fala, suas origens de gonçalense a morador do Fonseca, em Niterói, por mais de 40 anos, além da sua rica vida acadêmica na UFF e seus novos desafios como Presidente da Embratur.
"Trabalhei mais de 30 anos com a Segurança Pública, que era um grande problema, agora estou à frente de uma Agência que só me mostra soluções! Peguei uma Embratur com problemas difíceis, mas montamos um corpo técnico para alavancar o turismo internacional no país", disse ele.
Segundo Freixo, seu papel como gestor agora é colocar o turismo num eixo central estratégico. "Para isso, estou fazendo contato com todos os ministérios. Todos os problemas de biomas afetaram o país, mas com nosso trabalho já conseguimos que em janeiro e fevereiro deste ano possamo bater os números de turistas internacionais dos quatro anos passados. E nestes dois meses os turistas gastaram no Brasil cerca de 6 bilhões de reais, afirmou o presidente.
De acordo com o presidente da Embratur, é preciso mostrar para o turista um Brasil que queremos ver todos os dias. "Para isso construímos uma política nova de turismo onde até nossa marca mostra o conceito do turista. Temos hoje uma equipe técnica construída para transformar esse olhar para um turismo que, entre outras coisas boas, explore também a alegria do nosso povo”, ressaltou Freixo.
Ele anunciou que vai assinar com o reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas, uma emenda no valor de 2,7 milhões e também que vai inaugurar, no próximo mês, um Laboratório de Turismo, no Rio de Janeiro.
Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur, elogiou o trabalho de excelência da UFF no setor de turismo e hotelaria. "Muitas das linhas de excelência de pesquisas na área estão sendo feitas aqui nesta Universidade. Em nome da equipe técnica da Embratur, quero ainda destacar que ter um Presidente com o capital político do Marcelo Freixo é de extrema importância para nós, pois enfrentamos um imenso desafio e, passar por isso com uma liderança forte é crucial" , afirmou Gil.
O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, destacou como seguiu em frente diante dos quatro anos sombrios que a Universidade viveu. "Quero enaltecer a honra de receber nessa Conferência um líder como Marcelo Freixo, que construiu sua vida acadêmica aqui. Vivemos quatro anos passando no inferno, mas não paramos e estamos aqui! Precisamos de uma base larga de um pensamento construtivo, isso é muito importante para a Universidade", disse Nóbrega.
Na ocasião, ele enalteceu também a parceria que tem com a Prefeitura de Niterói, primeiro com Rodrigo Neves e atualmente com Axel Grael. "Continuamos com o PDPA- Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental-, além de uma carteira de conclusão de obras que será efetuada com a entrega do antigo Cinema Icaraí todo restaurado e a conclusão das obras do IACS- Instituto Administrativo da Comunicação Social-, e o prédio da Faculdade de Medicina, no Valonguinho e as duas torres de Campos dos Goytacazes. Estou muito entusiasmado com esse novo momento da Embratur. Agora temos problemas normais para resolver" , encerrou Antônio Cláudio.

Já João Evangelista Monteiro, professor doutor do Curso de Turismo e Hotelaria da UFF, destacou a importância do Curso junto ao Ministério de Educação e Cultura (MEC). "Marcelo Freixo está na casa certa, sempre exaltam os nossos cursos de Turismo e Hotelaria, pois além deles obterem nota máxima do MEC, nossas vitórias tem sido grandes. A Prefeitura de Niterói tem mostrado que essa parceria com o poder público gera frutos. Com o senhor à frente da Embratur, nós temos que demonstrar maturidade intelectual, pois com a universidade poderemos colaborar com diversas variáveis para o aumento do fluxo de turistas internacionais" , disse João Evangelista.
O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes, disse que Niterói é uma cidade com excelentes equipamentos e estrutura, além da segurança. "Por isso, está é uma oportunidade única de ter o Marcelo Freixo à frente da Embratur. O turismo do Estado do Rio de Janeiro é a porta de entrada para o turismo internacional, logo a nossa excelência acadêmica nesta área é notória", afirmou Novaes.

A Conferência: "Perspectivas para o Turismo e a Hotelaria Na Promoção Internacional do Brasil" foi organizada pelos Laboratórios de Eventos Original da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, coordenado pelo Professor Rodrigo Tadini, numa parceria com a Embratur MTur- Governo Federal, apoiada pela Neltur.