A feira de empreendedorismo reuniu a juventude que busca perspectivas e esperança no futuro.Divulgação Ascom PMN

A Prefeitura de Niterói realizou mais uma edição do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que aconteceu na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que é iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, teve novo formato com ações como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e estímulo para formar jovens empreendedores. Também houve uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulgação de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Luisa Assumpção, destacou que o Inova Jovem 2023 é o primeiro passo para a implementação da semana do jovem empreendedor como uma política pública em Niterói, para incentivar o desenvolvimento de empresas júnior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascensão, estimulando a geração de emprego e renda para o município.
“Hoje, uma das maiores urgências das juventudes é a falta de perspectivas e esperança no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno são alguns dos motivos. Essa oportunidade de formação e serviços para jovens que empreendem ou querem empreender é um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gestão pública para mudar esse cenário” afirma Luisa.
De segunda a quinta-feira (24 a 27) foram realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino médio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legalização e formalização do empreendimento e gestão financeira. No último dia do evento, sexta-feira (28), houve uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espaço de exposição das secretarias e instituições parceiras que colaboraram com formações e serviços para jovens que já sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira também houve atividades como oficinas e rodas de conversa, além da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustentáveis.
“Na Feira tivemos stands com serviços como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emissão de alvará, Mulher Empreendedora, Núcleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupança Escola, entre outros. Foi uma oportunidade de conhecer espaços de formação e serviços para quem quer empreender ou alavancar seu negócio”, finalizou a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude.