O curso contou com a presença de 90 profissionais.Divulgação Ascom PMN - Foto: Bruno Eduardo Alves
“É muito importante realizar ações de treinamentos para os profissionais de saúde do município. Os agentes comunitários de saúde exercem um importante papel na saúde da família e ter noções de primeiros socorros, como neste treinamento, é fundamental para o atendimento à população”, explicou a secretária.
Segundo Sophia Rosa, gerente de ensino e produção do conhecimento da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) – responsável pela gestão do PMF, a fundação estabeleceu parceria com o setor de Educação Continuada do Samu de Niterói para a realização prática da formação.
“Na primeira etapa, 90 agentes comunitários participantes do Curso Técnico serão contemplados, divididos em quatro turmas. Posteriormente, todos os demais ACS também terão acesso a essa formação”, detalha a gerente, que ainda completa: “Os agentes comunitários desempenham um papel fundamental na orientação dos pacientes a respeito do cuidado com a saúde, atualização de vacinação, busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes, entre outras ações de promoção à saúde", disse Rosa.
A agente comunitária de Saúde, Vanessa Faria, de 39 anos, está há cinco anos no Programa Médico de Família da Nova Brasília, na Engenhoca, e destacou a importância do treinamento.
“É muito importante este tipo de treinamento para que a gente aprenda a se virar em situações de emergência. Eu sempre fiquei insegura de passar por alguma situação durante o trabalho em que tivesse que usar os primeiros socorros e eu não tinha noção alguma”, explicou Vanessa.
A agente trabalha orientando os pacientes a respeito do cuidado com a saúde, na atualização da carteira de vacinação, entre outras atividades de cuidado com a comunidade. Também realiza busca ativa de pessoas com hipertensão e diabetes, orientando-os sobre o acompanhamento que devem fazer.
O agente comunitário, Daniel Lino, de 45 anos, trabalha há seis anos no Engenho do Mato, e também aprovou a iniciativa.
“O curso é super importante, para nos ajudar em uma situação de risco na nossa área de atuação. Agora, depois do curso, teremos uma noção melhor de como agir nesses casos”, contou o agente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.