O evento fomenta a reflexão e a discussão acerca dos impactos social, físico e mental a que são expostas as pessoas que sofrem abuso sexual.Divulgação

A apresentação impactante do projeto “Marcas do Passado” fez a sua estreia com sucesso, na praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Entre movimentos perfeitamente sincronizados, trilha sonora e iluminação impecáveis, o grupo emocionou o público presente e chamou a atenção. Os olhares atentos às cenas fortes que denunciam as diversas formas de violências contra as mulheres marcaram a apresentação do grupo formado por artistas do circo, da dança e do teatro.
Segundo as informações, O Projeto "Marcas do Passado" tem como objetivo fomentar a reflexão e a discussão acerca dos impactos social, físico e mental a que são expostas as pessoas que sofrem abuso sexual. Também quer contribuir para minimizar crimes como assédio, abuso, feminicídio, por meio de um espetáculo que mescla circo e teatro.
A moradora de Icaraí, Martha Rabelo Gomes, de 25 anos, aprovou a movimentação. Ela estava com as filhas e elogiou a apresentação. "Acompanhei um pouco mesmo que de longe, mas senti a emoção por fazer a reflexão de um tema tão importante. Em pleno século XXI a mulher ainda não conquistou o seu espaço, precisamos de mais eventos como estes para cada vez mais mostrar a força e o poder das mulheres",  disse a frequentadora.
Para Ana Luiza Ribeiro, moradora de Niterói, de 26 anos, psicóloga, “O espetáculo é incrível por abordar um tema difícil, que está em sintonia com a música, os movimentos que permitem refletir através da arte”.
A idealizadora do projeto, Juliana Berti entende que “é necessário estimular o debate sobre os impactos causados pelo abuso sexual, ampliando a discussão de um tema ainda tratado como tabu na sociedade”.
O espetáculo “Marcas do Passado” conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio do Edital Teatro e Circo da Secretaria Municipal das Culturas. O projeto Pendurados conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).