Os músicos do Som Doce da Grota embarca nesta quarta-feira.Divulgação
Para chegarem a Boston, além de muito estudo e dedicação nos ensaios, os integrantes do Som Doce da Grota contaram com a solidariedade do público, já que não havia recursos para custear a emissão dos passaportes e vistos, as passagens e a alimentação para todos os integrantes durante os cinco dias de estadia nos Estados Unidos.
“Queremos agradecer muito a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram, seja doando dinheiro em espécie, oferecendo espaços para as nossas apresentações ou divulgando a nossa campanha. Esta será uma experiência inesquecível e importantíssima, não apenas para os músicos que estão embarcando, mas também para os cerca de mil alunos do nosso projeto, que veem na viagem desse pequeno grupo a confirmação de que, sim, é possível chegar lá com disciplina, dedicação e perseverança”, afirmou Lenora Mendes, coordenadora do Som Doce e uma das fundadoras do Espaço Cultural da Grota.
O embarque dessa quarta-feira acontece no Aeroporto Santos Dumont, de onde o voo parte às 18h rumo a São Paulo e, de lá, em direção a Boston. No último domingo (04), o Som Doce se despediu do público com um pocket show no Campo de São Bento, em Icaraí, abrindo a apresentação da Sinfônica Ambulante, num evento realizado pela Fundação de Artes de Niterói.
Na apresentação marcada para o dia 11, em Boston, o Som Doce vai interpretar músicas de compositores barrocos e renascentistas. Haverá, ainda, um show especial no dia 9, num evento chamado Recorder Relay, com a presença de outros artistas, no qual o conjunto da Grota vai apresentar um repertório tipicamente brasileiro, com canções consagradas da nossa música, adaptadas especialmente para o grupo.
Sobre o Espaço Cultural da Grota
O Espaço Cultural da Grota (ECG) é um projeto de inclusão social pela música que completa 28 anos de atividades em 2023. Com sede em Niterói (RJ) e atividades também em São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, o ECG atua com 13 núcleos e atende a cerca de mil alunos anualmente, com aulas gratuitas de instrumentos musicais, iniciação musical, reforço escolar e atividades esportivas para crianças, jovens e adultos de comunidades carentes. Além do Som Doce, o projeto abriga a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo projeto, e mais nove conjuntos musicais integrados por alunos em estágio intermediário e iniciante de aprendizado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.