Museu Janete Costa: atividades gratuitas para as criançasDivulgação/Ascom

Niterói – A criançada tem mais uma ótima opção para passar o tempo, curtir e aprender nas férias. O projeto “Férias Fazendo Arte” começa nesta segunda-feira (17), das 1h às 17h, no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, e apresenta várias atividades destinadas ao público infanto-juvenil. O melhor de tudo: a entrada é gratuita. Os interessados em participar podem se inscrever diretamente no Museu, que fica na Rua Presidente Domiciano, 178, em São Domingos. Outras informações no telefone (21) 3617-7736.
A programação inclui oficinas artísticas de diferentes segmentos, com experiências imersivas e muita diversão. Diferente da dinâmica dos espetáculos, em que o público é apenas espectador, desta vez a criançada vai ter contato direto com o processo artístico, sob a orientação de profissionais. Com isso, o Museu abrirá as portas para o mundo do teatro, da música, de brincadeiras populares, do desenho, entre outros.
As oficinas oferecidas, além de ocuparem os pequenos em suas férias, irão abordar o caráter educativo das atividades – uma vez que a produção criativa traz benefícios que vão desde o desenvolvimento das capacidades cognitiva e psicomotora, até o incentivo ao espírito de equipe e habilidade de expressão em diversas linguagens. No sábado (22), último dia da programação, os participantes poderão expor e apresentar os trabalhos realizados no "Férias Fazendo Arte".
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina de Teatro com o ator e diretor Ivo Guedes
Horário - início: 14h término: 17h
Público: idade de 12 e 16 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina com o ator e diretor de teatro, Ivo Guedes. A oficina propiciará um espaço para desenvolver expressão, criação, integração, acesso à cultura, observação, desenvolvimento de senso crítico, entre outros, por meio da experimentação de jogos e exercícios teatrais e de expressão corporal.

17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina de Pipa com o oficineiro Douglas Araújo
Horário - início: 14h término: 17h
Público: idade de 8 a 16 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Pipa com o oficineiro Douglas Araújo. A oficina trará atividades práticas e lúdicas que contribuem no aprendizado da garotada, pois explora as formas geométricas identificando-as na confecção da pipa. Desse modo, estimula a criatividade, autonomia, desenvolve a socialização e as habilidades motoras.

17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina (RE)Brincar: resgatando brincadeiras populares com Eneide Mesquita e Camila Andrade
Horário - início: 14h término: 17h
Público: a partir de 6 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de (Re)Brincar: resgatando brincadeiras populares, as educadoras Eneide Mesquita e Camila Andrade. A oficina tem como objetivo incentivar o resgate de brincadeiras populares e a construção de brinquedos com materiais recicláveis, a fim de que estas crianças possam construir seus brinquedos e resgatar brincadeiras populares, pois entendemos que o ato de brincar contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e interação social da criança, uma vez que, em geral a brincadeira estimula a curiosidade e a descoberta.

18 a 21 de julho (terça-feira a sexta-feira)
Oficina de RAP com o músico e DJ Jef Rodriguez
Horário - início: 14h término: 17h idade 12 e 16 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Oficina de R.A.P (Ritmo e Poesia) com o músico e DJ Jef Rodriguez. A oficina apresentará como funcionam os elementos básicos para a feitura da cultura hip-hop. Entendendo e aprendendo a manusear o equipamento do DJ, além de escrever e cantar seus próprios raps, para exercitar a cultura do MC.

17 a 21 de julho (Terça a sexta-feira)
Oficina de Capoeira com Cida
Horário - início: 14:0h às 17h

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Capoeira com Cida. A oficina.

17 a 21 de julho (segunda a sexta-feira)
Oficina de Instrumentos e ritmos com Bebeto Sorriso
Horário - início: 14:0h às 17h

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Instrumentos e ritmos com Bebeto Sorriso. A oficina.

18 de julho (terça-feira) oficina de Arte preta Popular com Jean
Horário - início: 14:0h às 17h

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina.

18 de julho (terça-feira)
Oficina de desenho Botânico com o biólogo Thiago
Horário - início: 14h término: 17h idade 8 a 15 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de desenho Botânico com o biólogo Thiago Gonzalez. A oficina começará pelo passeio guiado pelo museu para reconhecimento da flora local. A partir da experiência com a natureza serão desenvolvidas criações de desenhos ligados à botânica.

19 de julho (quarta-feira)
Oficina com a ceramista Conchita Bijoux
Horário - início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 10 anos

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina com a ceramista Conchita Bijoux. A oficina consiste na apresentação da cerâmica artística, na modelagem de apitos.

20 de julho (quinta-feira)
Oficina com Contação de História com Ana Luiza
Horário - início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 6 anos

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina Contação de História com Ana Luiza Magalhães professora, escritora, contadora de histórias, especialista em literatura infantil e juvenil e em educação infantil. Publicou em revistas literárias e em coletâneas escritas por mulheres. Em breve acontecerão os lançamentos de duas coletâneas: uma de microcontos e outra de crônicas. Idealizadora do projeto Nas Estórias Viajantes projeto que te levam ao universo fabulado..

21 de julho (sexta-feira)
Oficina de Cordel e Xilogravura com Eneide Mesquita e Rafaela
Horário - início: 14h término: 17h
Público: a partir de 10 anos

Visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Cordel e Xilogravura com Eneide Mesquita e Rafaela. A oficina trará atividades práticas e lúdicas que busca aproximar o público da arte do Cordel, nosso Patrimônio Cultural Nacional. A oficina parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela rima, estrutura, ritmo e tipos de estrofes mais comuns, até a produção das "xilogravuras" sustentáveis, que poderão ser reproduzidas pelas crianças.

21 de julho (sexta-feira)
Oficina "Eu sou o chefe" com Joel Vieira
Horário - início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 12 anos

Visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina “Eu sou o chefe” com Joel Vieira. A oficina propõe uma experiência passando pelos vários setores do MJCAP e mostrar, desta forma, a importância do ambiente de trabalho às crianças para que entendam melhor a rotina e as possibilidades de profissões.