Niterói – O bairro do Fonseca agradece. A Casa de Oliveira Vianna reabrirá suas portas no próxima sexta-feira (28), a partir das 15h, com a apresentação da Orquestra de Música Popular da Escola de Música Vila Lobos. Eles farão um concerto com vasto repertório musical, permeando a atmosfera da casa de arte e cultura. O local oferece, além da riqueza de seus acervos museológico e bibliográfico, um recanto arborizado no meio do bairro do Fonseca, em Niterói. A entrada é gratuita.
A residência do sociólogo Oliveira Vianna, que ocupou a cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras, será reaberta para o grande público. Com um acervo dedicado à literatura e pesquisa, possui 12 mil exemplares, incluindo fontes importantes de sociologia, antropologia e história do direito.
Adquirida em 1955 pelo Governo do Estado, a casa foi transformada em fundação um ano depois, como sonhava seu dono ainda em vida. O acervo foi destinado para a criação de um centro de pesquisas e assim funcionou por 20 anos, seguindo a missão de ser um centro de estudos superiores, subordinado à Secretaria de Educação e Cultura.
SOBRE OLIVEIRA VIANNA
Francisco José de Oliveira Viana nasceu em Saquarema, em 1883, e se foi em 1951, em Niterói. Foi professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro. O primeiro sociólogo sistemático do Brasil, sendo responsável por boa parte da sistematização das Ciências Sociais brasileiras. Foi chamado por Assis Chateaubriand de "obra-prima de nossa cultura sociológica".
Em sua época, Oliveira Viana ganhou prestígio em todos os círculos intelectuais urbanos. Sobre ele, Chateaubriand acrescentaria: "Ninguém estudou a sociedade brasileira com mais profundeza, com ferramenta mais adequada, com investigações mais objetivas e precisas do nosso meio, do nosso homem e da nossa história". Referindo-se a Populações Meridionais do Brasil, Antônio Carneiro Leão chamou-lhe de "a chave que ninguém poderá prescindir para o estudo, ou a interpretação, de todo problema, de todo acontecimento nacional".
SERVIÇO:
Evento: Reabertura da Casa de Oliveira Vianna Local: Alameda São Boaventura, 41- Fonseca - Niterói Horário: 15h Valor: Entrada Gratuita
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.