Transeuntis Mundi Deriva 01: exposição abre sábado no MACDivulgação/Ascom

Niterói – O cartão postal da nossa cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) irá receber, a partir do próximo sábado (05) a exposição multimídia "Transeuntis Mundi Deriva 01" – que promove reflexão, para visitantes de todas as idades, a respeito das migrações milenares e a transculturalidade, através de cenas, paisagens, sons e histórias cotidianas de 4 países de 4 continentes - o que os criadores chamam de "histórias mínimas".

Arte e tecnologia estão unidas na mostra. Em uma instalação audiovisual de mídias e realidades expandidas, os artistas apresentam obras de realidade virtual, aumentada, poesia, projeções, fotografia e poesia. Também existe a opção de ver a exposição de modo online, até o dia 03 de setembro. A exposição no MAC é realizada com é realizada pela Criarte Casa de Arte e Cultura e Rapsódia Empreendimentos Culturais, com o apoio da Lei municipal de Cultura na cidade de Niterói. O projeto conta com o apoio à pesquisa e arte da Universidade de Antioquia (Colômbia), do CHN Niterói, do projeto Music Not Impossible, e da empresa Zoom US.

Criado em 2018, o Projeto Transeuntis Mundi propõe capturar a memória sonora e visual de povos, expressões culturais e lugares para contar artisticamente a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. A obra está em constante construção. Os artistas criadores da exposição são a brasileira Cândida Borges e o colombiano Gabriel Mario Vélez, ambos artistas, acadêmicos e doutores em artes, com extensa carreira internacional. Transeuntis Mundi foi lançado na Feira Internacional do Livro e da Cultura, na Colômbia, em 2019, e já passou por festivais, museus e galerias em vários países como Inglaterra, EUA, Portugal e China. Foi nomeado ao Prêmio Lumen em 2022 (um dos prêmios mais importantes de arte e tecnologia), ano em que também recebeu o prêmio de Inovação do jornal americano Tribuna de Los Angeles. Recentemente, foi nomeado a outro prêmio inglês, o Prêmio "Sound of the Year" (som do ano) para melhor composição de sonoridades cotidianas. Depois de Niterói, a exposição segue para Nova York em setembro, depois Colômbia e Londres, em outubro.
A expressão transeuntis mundi vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental. Personifica o ser humano que embarcou na aventura de descobrir e explorar o mundo. Mais de 10.000 pessoas já puderam conhecer o projeto, que já esteve em exposição em mais de 12 países. Sua metodologia utiliza a criação com tecnologia imersiva em 360º. A partir desse arquivo, acontece um processo de criação transmídia: de obras de realidade virtual, vídeos, fotografias, paisagens sonoras, composições musicais e performances, com o objetivo de imergir o observador/espectador em uma experiência além de seu espaço e tempo de existência.

SERVIÇO:

Exposição: Transeuntis Mundi Deriva 01
Local: Mac Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói Terça a domingo, 9h às 18h
Ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/67374/d/201823/s/1366132

Abertura: dia 5 de agosto, sábado, às 14h.*
Mesa redonda às 15:30h* com os artistas e convidados internacionais sobre o tema “A estética do caminhar - práticas criativas e artísticas nômades”. Intérprete de libras presente.
Concerto de abertura: às 16:30h*, apresentará uma experiência sonora imersiva com obras audiovisuais de compositores de 4 continentes. A exposição vai até dia 3 de setembro de 2023 - exposição presencial MAC Niterói e online

*Horários a confirmar. Capacidade limitada. Ingressos antecipados anunciados nas redes sociais, ou por ordem de chegada.

Mais informações: www.transeuntismundi.com/pt/mac2023