Menina Mojubá: pela teatral desmistifica a entidade ExúDivulgação/UFF

Niterói – O Centro de Artes UFF apresenta o espetáculo teatral “Menina Mojubá” – que é mais que um espetáculo, e sim um presente ancestral. Pautado em memórias que dialogam com a diáspora africana, a peça revela a história de Menina, uma criança que cresceu na rua, conheceu as durezas da miséria, foi exposta a caminhos ilegais e através disso conheceu a maldade humana. Porém, carregava em si uma força ancestral na qual livrou-lhe da morte e a fez rainha. O texto busca trazer uma reflexão acerca da entidade Exú e sua ligação direta aos dias atuais e as questões sociais que nos permeiam, como exemplo a discriminação com religiões afro diaspóricas. Nosso objetivo é humanizar essa figura, além disso, mostrar que Exú é patrimônio cultural brasileiro.
Menina Mojubá surgiu através da união de 5 artistas das cidades de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, que juntos formaram o “Grupo Mojubá”. O coletivo tem como princípio movimentar e contribuir para fomentação da cultura, dando protagonismo a artistas negras e negros. O grupo pretende enaltecer as narrativas de terreiro, através da união de teatro e ritualística com base em seus estudos e suas vivências acerca desse tema. Dando seu primeiro passo com uma esquete de dez minutos, o grupo percorreu 5 festivais de teatro somando em sua trajetória 11 prêmios e 19 indicações, sendo um deles o prêmio de melhor esquete do “FESTU - A festa do Teatro”, possibilitando o levantamento do espetáculo com o patrocínio do festival.
A peça está em cartaz no Teatro da UFF nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto, sexta e sábado às 20h, domingo, às 19h. Com duração de 50 minutos, tem ingresso a R$ 60,00 (sessenta reais) ou meia-entrada a R$ 30,00 (trinta reais), que podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo link http://www.guicheweb.com.br/centrodeartesuff