Niterói – O músico Tony Lucchesi ministrou com sucesso o “Workshop de Harmonia Vocal” nesta terça-feira (15), na Sala Aprendiz. A ação faz parte do projeto Decola, um dos braços do Programa Aprendiz Musical – que gera formação complementar exclusiva para os alunos do Aprendiz através de aulas, oficinas e debates culturais, onde são utilizadas ferramentas e dinâmicas voltadas para educação socioemocional e cidadania. Para quem ainda n]ão conhece, vale ressaltar que o Aprendiz Musical, um dos maiores programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos no país, é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Tony Lucchesi exemplificou a sua atuação na área, deu dicas e informações sobre o mercado de teatro musical e as audições, e também deu exemplos de seu trabalho desenvolvido na direção musical, com esclarecimento e troca a respeito das vivências do mercado atual. Tony também propôs aquecimento vocal e arranjos que foram realizados com os alunos – percepção, dinâmica e timbragem. Entre as canções, ‘A correnteza’, ‘Para não dizer que não falei das flores’ e ‘Tempos de amor’. “Quando comecei a trabalhar com espetáculos, percebi que podia falar sobre várias histórias. Para aqueles que quiserem se dedicar a isso é preciso ter um grande repertório e conhecer a personagem que vai interpretar determinada música. Eu gosto muito de trabalhar com coros dentro do musical. Entretenimento é muito importante. As pessoas precisam sorrir”, disse.
O artista destacou o acolhimento que recebeu dos alunos em sua oficina: “Está sendo uma experiência muito prazerosa estar aqui com estes alunos, que já estão olhando para o mercado, com vontade de fazer parte deste universo e isto é muito interessante. Programas como o Aprendiz são importantíssimos, pois democratizam o acesso. A conversa com o pessoal foi ótima. Falei um pouco da minha experiência como diretor musical, compositor, e as pessoas trouxeram algumas dúvidas sobre os processos, fizeram perguntas importantes, mostraram interesse e isso é gratificante. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, afirmou, durante a ação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.