Passeio com alunos por pontos turísticos: iniciativa da Escola Municipal Jacinta Medela para as crianças conhecerem a cidade onde vivemDivulgação/Ascom

Niterói – Uma aula-passeio no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, na Região Oceânica de Niterói, aconteceu na última sexta-feira (1), e reuniu alunos da Escola Municipal Jacinta Medela, no Fonseca. A visita fez parte do projeto “Niterói – Águas Escondidas: conhecimento, educação, aprendizado, preservação e lazer”, realizado pela escola.
No Parque Orla, a criançada andou pelas passarelas suspensas, visualizou a lagoa, os jardins filtrantes e o berçário dos jacarés. A visita guiada ampliou o conhecimento curricular e trouxe novos aprendizados sobre diferentes espécies de plantas, preservação, meio ambiente e os animais. Além do parque, os alunos do 5º ano puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade e saber mais das suas histórias. Eles passaram pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), pelo Caminho Niemeyer e praias da Região Oceânica, sempre acompanhados de profissionais responsáveis, de diversas áreas de apoio.
“As crianças podem conhecer a cidade através do aparato cultural disponível, como os museus, praias e pontos turísticos. Aproximando as crianças da área urbana e do ambiente natural de Niterói. Ao mesmo tempo, que os conteúdos curriculares são trabalhados de forma prática e interdisciplinar”, declarou a diretora da escola, Myrna Campos.
Após o momento de aprendizado, os estudantes realizaram atividades ao ar livre, com jogos e brincadeiras. Também fizeram um piquenique, utilizando os alimentos selecionados pela equipe de nutrição da Fundação Municipal de Educação (FME), e enviados para a unidade. No caminho de retorno à escola, os estudantes fizeram ainda uma parada no mirante do Sossego, em Piratininga.
“O objetivo do projeto é proporcionar a construção de conhecimentos, elencados no currículo base para este ano de escolaridade, através de vivências que o parque oferece. As crianças mostraram encantamento ao descobrir tantas novidades e perceber nos espaços os conhecimentos que vêm adquirindo na escola”, contou, destacando que também são articulados aprendizados sobre mapas, biodiversidade, sustentabilidade, equilíbrio ambiental e lixo”, disse a professora Vanessa Moraes, responsável por idealizar o projeto.