III Aberto de Xadrez em Niterói: competição reuniu jovens de Niterói no Hotel HDivulgação/Ascom
Campeonato de xadrez recebe competidores estudantes da rede municipal de educação
III Aberto de Xadrez em Niterói aconteceu na quarta-feira, no Hotel H, no Ingá
Niterói – Na última quarta-feira (6) aconteceu, no Hotel H, no Ingá, o torneio escolar Niterói Chess Open 2023 – III Aberto de Xadrez em Niterói, que recebeu estudantes da rede municipal de educação como participantes, incluindo as escolas Professora Bolívia de Lima Gaetho (Rio do Ouro), Francisco Portugal Neves (Piratininga) e Julia Cortines (Icaraí), além de representantes inscritos através da Biblioteca Popular Anísio Teixeira (Icaraí). Também estiveram por lá alunos das escolas privadas da cidade. Essa é a primeira vez que escolas da rede municipal participam.
“Queremos que as nossas crianças continuem desbravando e conhecendo novas atividades, principalmente aquelas que auxiliam no desenvolvimento e formação. O xadrez é um esporte extremamente interessante, mas que ficou um pouco esquecido com o uso das tecnologias. É muito bom ver esse resgate, e os benefícios que isso pode trazer para a vida dos jovens”, destacou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.
É fundamental que as crianças da rede municipal de educação ocupem estes lugares. “É a minha primeira vez em uma competição, então eu fiquei bem nervoso, mas acho que joguei bem e foi bem divertido”, afirmou Dayvid Ferreira, de 10 anos – que faz parte da equipe de xadrez organizada pelo professor Flávio Monteiro, da Escola Municipal Professora Bolívia de Lima Gaetho.
A prática do xadrez proporciona novas descobertas, experiências e auxilia no desenvolvimento das crianças, aumentando a concentração, a paciência e o controle de emoções.
“Já conversei com a diretora e temos a ideia de oferecer para a escola inteira uma atividade como essa, para trazer mais crianças para eventos tão legais quanto esse. Independente do resultado, a participação é algo a se comemorar”, disse o professor Flávio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.