Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023: Niterói ganhou com o Parque Orla de PiratiningaDivulgação/Ascom

Niterói – O Prefeito Axel Grael recebeu o reconhecimento pelo Parque Orla Piratininga, conquistado por Niterói, na 11ª edição do Prêmio Firjan de Sustentabilidade na última terça-feira (19) durante o Rio Construção Summit, no Pier Mauá, no centro do Rio. A cidade faturou o prêmio na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.
“Niterói apostou em um projeto arrojado. No começo, muita gente não acreditava. A gente conseguiu reunir o esforço de recuperação da Lagoa de Piratininga e do entorno, e o oferecimento de um espaço de lazer e recreação para a população. Requalificamos todo aquele espaço. Lamentavelmente a cidade estava de costas para a Lagoa de Piratininga. Estamos muito felizes por este reconhecimento. Sabemos que, em breve, com a entrega do parque como um todo, a gente vai ter um resultado ainda mais impactante. Muitas pessoas nos procuram para conhecer a técnica inovadora que implantamos no parque. Desta forma, Niterói contribui para que as cidades sejam cada vez mais sustentáveis”, ressaltou Axel Grael.

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 reconheceu ações bem-sucedidas e destacou as melhores práticas e iniciativas em sustentabilidade desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro.
O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial, promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes. O POP integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Com investimento de R$ 100 milhões, conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a lagoa. Possui uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau --além de quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental. O Parque Orla foi escolhido, em junho, pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, o POP foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.