Projeto Aprendiz Musical: apresentação na Sala Leila DinizDivulgação/Ascom

Niterói – Na próxima quarta-feira (4), às 14h, a Sala de Cultura Leila Diniz (Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro) vai receber os grupos de câmara do projeto Aprendiz Musical para uma única apresentação cujo repertório é baseado no ecletismo – com obras que vão da música clássica à música popular. O evento é a segunda edição da série “Concertos da Imprensa”, que acontece toda primeira quarta do mês. A entrada é gratuita.
Essa série de apresentações possibilita experiências reais com o público espontâneo, auxiliando na formação e qualificação dos aprendizes. A cada mês, um grupo diferente do Aprendiz Musical é convidado para participar. “Essa parceria entre o Aprendiz Musical e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro é muito antiga e muito importante: além de dar oportunidade para os alunos se apresentarem, colabora com a agenda cultural da cidade, oferecendo uma programação musical gratuita e de qualidade” afirma a diretora do Programa, Luiza Carino. Essa ação vai ao encontro da missão do Aprendiz Musical, que é promover a educação musical para crianças e jovens que tenham até 24 anos de idade, garantindo o acesso à outras expressões culturais e às artes.
SOBRE O APRENDIZ
O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos do país. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Foi finalista do Prêmio Profissional da Música, em 2021, na Categoria Projetos Musicais Educativos.
Em abril de 2023 o projeto completou 22 anos. O Aprendiz tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino de Niterói no universo da música. Por meio da prática de instrumentos variados, do canto coral e das formações orquestrais, o Programa contribui não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno.