Reitor da UFF, no Vaticano: recebido em encontro de reitores com o Papa FranciscoReprodução/Internet

Niterói – Integrando o programa “Organizando a Esperança”, iniciativa da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, foi recebido no último dia 21 de setembro pelo Papa Francisco em uma audiência, em Roma.
Reunindo mais de 200 líderes de instituições de ensino superior públicas e privadas da América Latina e do Caribe, o evento no Vaticano aconteceu na Sala Clementina e o Papa abordou temas como alterações climáticas, migrações e a cultura do desperdício, incentivando os líderes acadêmicos a serem inovadores na formação dos jovens, ajustando-se às realidades e desafios dos dias atuais. As reflexões e discussões representam os anseios e necessidades de mais de 4 milhões de estudantes. “Vocês devem formar os rapazes e as moças nas três linguagens humanas: a da cabeça, a do coração e a das mãos”, disse Francisco, na ocasião da abertura.
“Nosso envolvimento neste evento evidencia a relevância do papel da universidade no cenário global, na busca por soluções para os desafios contemporâneos da humanidade e no fomento ao desenvolvimento sustentável. Temos a responsabilidade e o privilégio de formar indivíduos íntegros, preparados não apenas para excelência em suas áreas de atuação, mas também para serem agentes de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Este encontro com o Papa Francisco fortalece nossa visão de que a educação é a pedra angular para a criação de um futuro melhor. A UFF está dedicada a cultivar a esperança e a inspirar a próxima geração de líderes a transcender as fronteiras do conhecimento e a trabalhar incansavelmente pelo bem comum”, disse o reitor Nóbrega.
Os reitores participantes também assinaram o “Apelo de Roma para Ética em Inteligência Artificial”, documento que está disponível para consulta e assinatura na página do Vaticano, e foi entregue ao Papa Francisco.