Desafio de Inovação Firjan: competição premiou Octa City, startup de NiteróiDivulgação/Ascom

Niterói – O Desafio de Inovação Firjan IEL no BIN@Rio, competição que aconteceu na Casa Firjan, no último dia 20 de outubro, premiou cinco startups que apresentaram soluções para tornar as cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. A Octa City, uma startup de Niterói, levou o primeiro lugar por apresentar solução baseada em Inteligência Artificial, que integra dados em tempo real de sensores urbanos, fornecendo alertas antecipados e análises para combater inundações. As classificadas se destacaram entre 30 inscritas que passaram por análise da Comissão Interna de Avaliação, composta por profissionais dos setores que atuam com inovação na Firjan.
As jovens empresas vencedoras do prêmio Desafio de Inovação da Firjan IEL levaram, cada uma, R$10 mil e R$ 5mil respectivamente, na conquista de primeiro e segundo lugares. E ainda tiveram a oportunidade de ganhar visibilidade entre potenciais clientes, sendo apresentadas a um público formado por empresas e investidores nacionais e internacionais.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade do Porto. “É gratificante ver que essas startups estão se consolidando com a oferta de serviços de grande valor para a nossa região, com propostas inovadoras que fazem a diferença no dia a dia da população”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin.
As startups passaram por um processo de indicação de ambientes de inovação do Rio de Janeiro - incubadoras, aceleradoras, programas de apoio, fundos de investimento, entre outros. “O desafio foi muito importante já que conecta soluções de startups fluminenses para desafios das cidades, que são muitos. Foi superinteressante dar visibilidade às soluções oferecidas pelo ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, para que os visitantes nacionais e internacionais do evento conhecessem essas propostas, gerando um networking importante para os participantes. Além disso, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas e a premiação, são uma forma de motivar essas startups a inovarem cada vez mais e desenvolverem sempre novos projetos”, explicou Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan
Além de Zardo, a banca avaliadora teve a participação de Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR); João Transmontano, CEO da Neovictus; Clara Gonçalves, co-fundadora da Inductiva Research Labs e André Calazans, analista da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).
"Foi uma honra apresentar como estamos ajudando o Rio a se tornar mais resiliente frente aos desastres urbanos. Tivemos a oportunidade de conhecer também diversas outras iniciativas de impacto que estão desenvolvendo nossas cidades”, destacou Otávio Henrique Flaeschen Oliveira, CEO da Octa City.