Ilha da Boa Viagem: Neltur anuncia mudanças no agendamento da visitaçãoDivulgação/Ascom

Niterói – A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) mudará, a partir da próxima sexta-feira (27), o sistema de agendamento da visitação à recém-reinaugurada Ilha da Boa Viagem, patrimônio histórico de Niterói.
A partir da mudança, as inscrições serão feitas semanalmente. Quem agendar de 2 a 30 de novembro terá direito a reagendamento, em caso de cancelamento por parte da empresa. Neste caso o inscrito receberá, no próprio e-mail, um link para realizar seu reagendamento, que deverá ser feito numa das datas disponíveis para a semana seguinte àquela que foi marcada, além de a empresa enviar mensagem de confirmação com a nova data.
Segundo o presidente da Neltur, André Bento, a ação é uma forma de pensar em cada detalhe para que turistas e visitantes possam ter seu acesso garantido e também ordenado àquele local, que além de ser preservado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um dos pontos turísticos de Niterói mais procurados no momento. “A Prefeitura de Niterói trabalhou muito com o IPHAN no intuito de restaurar esse patrimônio da cidade. E como membro do Comitê Gestor da Ilha, à frente do trabalho de fomento ao turismo de Niterói penso que é um grande privilégio saber que possuímos um local tão cheio de história, religiosidade, detalhes geológicos muito particulares, formando assim um dos melhores lugares para se conhecer na cidade. Daí se justifica essa procura toda, com uma demanda imensa atualmente, ao abrirmos o agendamento de visitação para o mês de novembro, em apenas 48h esgotaram-se todos os horários de visitação”, explicou.
Além de André Bento, como Presidente, fazem parte do Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem, André Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa; Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade e o Cel. Paulo Henrique Moraes, Secretário de Ordem Pública.
A HISTORIA DA ILHA
Reinaugurada no último dia 23 de setembro, a joia que é um reconhecido patrimônio arquitetônico recebeu restaurações no valor de R$ 5,5 milhões. Em 2021, a Prefeitura de Niterói conseguiu com o Governo Federal se tornar a administradora do espaço. Os pontos turísticos da ilha são a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão – mais conhecido como castelo, e onde se vê uma exposição das obras e restaurações do local através de fotos e objetos encontrados. A igreja intimista em estilo neoclássico foi recuperada para ficar do jeito que era quando foi construída em 1650.
A história começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco do início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia. Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar.