Semana de Prevenção Contra Acidentes: CLIN dá dicas de descarte correto e sustentável Divulgação/Ascom

Niterói -- Para reforçar com os funcionários e colaboradores a importância das medidas de controle para que sejam evitados acidentes de trabalho a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) realizou na última semana a vigésima segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A maratona de reciclagem contou com palestras itinerantes nos distritos de limpeza urbana; peça teatral; stands com diversas apresentações; entre outras atrações com foco na segurança de trabalho. O encerramento contou com o Coral Vozes da CLIN, sob regência do maestro Marcello Sader.

O presidente da CLIN, Luiz Fróes, ressaltou a importância da ação. “Trata-se de um ano particular. Niterói está fazendo 450 anos e estamos na vigésima segunda edição da SIPAT. Chamamos todos os nossos colaboradores para participar. Este tema, segurança no trabalho, é fundamental e salienta a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual, conhecido como EPI. Fizemos disto uma festa com a participação do nosso coral, que abrilhantou ainda mais este momento”.

Márcio Cunha, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) frisou a necessidade da interação entre os funcionários: “Tivemos algumas palestras nos distritos e ficou claro que a troca de experiência com o colega de trabalho ajuda muito no conhecimento. É sempre um ganho para todos”, disse Cunha.

Funcionários e colaboradores também participaram de sorteio de brindes e tiveram espaço de beleza, como tratamento de pele e depilação. “Primeira vez que faço limpeza de pele e adorei. Este evento é muito importante, pois eu trabalho na rua, sou encarregada, então, o uso dos equipamentos nos traz segurança, como luvas, cones, atenção no trabalho com os carros e outros, pois tudo é um conjunto. Já deram palestra onde eu fico e hoje vim à sede participar também”, afirma Iara da Silva, do 7o Distrito.

A ação teve a participação de parceiros como o Plano de Saúde Leve, Firjan, INSS, Associação dos Funcionários da CLIN (ASCLIN) e Sindicato, Adama, Vital Brasil – que levou animais peçonhentos em segurança para o público ver –, entre outros.

A FORMA CERTA DE DESCARTAR VIDROS

Este ano a CLIN registrou mais de 13 acidentes envolvendo garis com materiais descartados incorretamente nas residências, como prego, vidro, material pérfuro e material cortante.

Muitas pessoas têm dúvida de como descartar vidros quebrados corretamente para evitar acidentes. A CLIN explica que a forma indicada, neste caso, é que o material cortante seja colocado em um saco plástico, dentro de uma garrafa pet, que pode ser cortada ao meio para que seja possível inserir estes resíduos quebrados. O frasco deve, então, ser devidamente lacrado, tampado e identificado pelo lado de fora. A medida impede que os funcionários da CLIN se machuquem, evitando incidentes desagradáveis.
“Infelizmente, é comum garis se ferirem na hora de fazerem a coleta de resíduo domiciliar por conta do descarte incorreto de certos materiais, como é o caso do vidro quebrado”, explica o presidente da CLIN, Luiz Froes.

Niterói possui o destino final adequado e tem uma longa tradição na coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura. A colaboração dos cidadãos é fundamental para manter Niterói em perfeito estado de conservação. É importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar, o acondicionamento correto dos resíduos, que participem da coleta seletiva e que denunciem quando identificarem o descarte irregular através do telefone 0800-367-9100.

Leandro Quintão, chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, destaca a importância da utilização do EPI. “É primordial a utilização tanto do material individual quanto do coletivo (EPC) para assim assegurar a própria saúde dos colaboradores. O comportamento deles evita que os mesmos atuem de maneiras inseguras em suas atividades laborais”, explicou ele.

Para estimular cada vez mais o descarte correto de resíduos e manter Niterói em primeiro lugar no ranking estadual do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, a CLIN lançou um novo sistema de coleta no município – com a instalação de 500 modernos contentores de mil litros cada, por toda a cidade. Os equipamentos novos terão informações anexadas explicando como deverão ser utilizados e uma campanha educativa será realizada junto à população estimulando o uso dos novos contentores. Os recipientes de cor marrom são específicos para material orgânico e os azuis para os resíduos recicláveis. Os locais escolhidos são pontos críticos de descarte irregular por parte da população.

Para implantar a nova logística de coleta, a CLIN realizou a contratação da empresa especializada Contelurb, responsável pela manutenção, higienização e substituição dos equipamentos que vierem a ser danificados. O sistema utilizado reduzirá os custos operacionais e otimizará a coleta.

SERVIÇO DE COLETA

Também é possível descartar, através do serviço de coleta da CLIN, aparelhos celulares, mp3, computadores, terminais, cabos e fios, fax, câmeras fotográficas, TV de tubo e receptores, webcam e joysticks, nobreak, aquecedores, batedeiras, aparelhos de DVD, ferros elétricos, unidades de CD e DVD, lâmpadas, smartphones e acessórios, Ipods, notebooks, fontes e gabinetes, monitores de computador, impressoras e scanners, estabilizadores, aparelhos de ar condicionado, cafeteiras, carregadores em geral, micro-ondas, pilhas, aparelhos de som, walkman, telefones, teclados, HDs e memórias, filmadoras, baterias automotivas, liquidificadores, pen drives, disquetes e baterias.