Niterói: Luiz Vieira, da CDL, espera uma páscoa mais doce para o comércio da cidadeDivulgação
Em busca do cacau - Os especialistas já afirmaram que a Páscoa de 2025 pode ter um gosto amargo devido a alta de 180% nos preços do cacau em 2024, mas as vendas seguem em alta desde o pós-carnaval. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), foram produzidos 45 milhões de ovos para a Páscoa em 2025, contra 58 milhões em 2024, o que representa uma queda de 22%. Para o Administrador de empresas e Ambientalista, Jorge Carvalho, a alta dos preços do cacau resulta de um leque de fatores climáticos e comerciais. Ele explica que sucessivas quebras de safra principalmente de países africanos são responsáveis por 70% da produção mundial pinçaram os preços para cima. Secas severas, (o cacaueiro precisa de clima tropical úmido) que diminuem a quantidade e a qualidade dos frutos, alternados por chuvas torrenciais que aumentam as incidências o teor de cacau nos ovos e barras, assim como o peso do produto ‘mantendo’ o tamanho. Podemos tomar como exemplo a barra de chocolate que há anos tinha 200 gramas, hoje a mesma barra tem 70, com as semelhanças da embalagem antiga”, explicou o ambientalista.
Empreendedoras comemoram a data - Há quem tenha criatividade para saborear os lucros da Páscoa. Não importa se é pequena ou grande empresa, tem sempre alguém que quer aproveitar para dar aquela lembrancinha de chocolate e com isso dar aquele UP na lucratividade do negócio pelo volume alcançado. Para a empresária Denise Correa, chef do restaurante Alecrim, especializado em comida saudável, a inovação foi com a venda de bolos de chocolates com calda e sem açúcares. “Difícil imaginar sobremesa sem pensar em doce, mas sim. Conseguimos ter uma massa feita com farinha de amêndoas, cacau 60%, maçã, tâmaras e tudo sem lactose garantindo a dieta ou a rotina saudável dos nossos clientes”, comentou a chef que não entregou os itens da receita autoral, mas que já garante grande parte das encomendas do restaurante.
Já para a Chef Adriana Rodrigues, dona do AR Buffet e Eventos, a aposta é nas encomendas das tortas. “Tem sempre aquela dona de casa que gosta de surpreender no almoço de Páscoa e nos pede as famosas tortas de chocolate e os brownies. Anunciamos com antecedência e já garantimos até hoje um aumento de 50% na receita, na comparação com o ano passado”, disse.
Em São Gonçalo, a Chef e confeiteira Maria Aparecida Ramalho, da Delícias da Preta aproveita a data para investir nos brindes corporativos que vão desde as caixinhas com trio de ovos de páscoa decorados, bolos de potes com a temática e outros criativos que saem bastante quando o objetivo é presentear diferente grupos. “Eu me preparo com as compras de embalagens, vidros diferenciados, testo as receitas novas, fotografo para a preparação de um catálogo e divulgar. A iniciativa que começou há 3 anos deu certo e hoje já atendemos a um número enorme de empresas, que compram para os colaboradores”, disse.
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