Niterói: O inesquecível Paulo Gustavo é homenageado em exposição inédita no MACDivulgação
Idealizado pela família, com Thales Bretas à frente do projeto, a exposição possui curadoria de Nicolas Martin Ferreira e co-curadoria de Juliana Cintra. A exposição é aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura e do Grupo Bradesco Seguros. Patrocínio da TV Globo e Multishow, e apoio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Arte de Niterói (FAN), MAC Niterói e Galeria Silvia Cintra + Box 4. A realização é da InterArt. A estreia acontece no dia 13 de abril (domingo), com encerramento previsto para 1º de junho.
Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo e idealizador do projeto, fala com carinho sobre a concepção: "Esse é um presente cheio de amor para o público. A exposição foi pensada como uma homenagem afetuosa ao legado de Paulo Gustavo. Mais do que reviver sua genialidade, queremos acalentar o coração das pessoas de forma leve e inspirar novas gerações a enxergarem a arte e o humor como forças transformadoras e de resistência".
Paulo Gustavo sempre enxergou o riso como um ato de resistência e transformação. Com uma abordagem lúdica e interativa, a mostra convida o público a mergulhar em sua trajetória, explorando sua identidade cultural e paixões, como o teatro, a moda e as artes visuais. Dividida em cinco galerias, a exposição apresenta registros inéditos de sua infância e juventude, além de figurinos icônicos de personagens inesquecíveis. Os visitantes poderão interagir com cenografias envolventes, reviver cenas marcantes de sua carreira e assistir a um curta-metragem exclusivo em um ambiente inspirado em uma sala de cinema.
GALERIA 1 – UMA VIDA À LUZ - Sua história é contada por meio de fotografias inéditas organizadas em uma linha do tempo que vai da infância à vida adulta. Episódios significativos ao lado da família e amigos se conectam a trajes e acessórios emblemáticos, exibidos em sofisticadas vitrines e manequins.
“Paulo Gustavo é um dos maiores orgulhos de Niterói. Sua arte, seu humor e sua generosidade ultrapassaram fronteiras e conquistaram o Brasil inteiro. Inaugurar esta exposição no Museu de Arte Contemporânea, um dos ícones culturais de nossa cidade, reforça a luz e o legado do artista. Paulo continua brilhando, emocionando e inspirando. É uma honra para Niterói celebrar sua trajetória com essa homenagem tão especial”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, um artista completo. Ator, diretor, roteirista e apresentador, deixou sua marca na televisão, no cinema e no teatro, encantando o público com seu talento e carisma inigualáveis. Dono de uma trajetória extraordinária, tornou-se um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema nacional, conquistando milhões de espectadores com sua versatilidade artística e comunicação autêntica. Criador e intérprete da inesquecível Dona Hermínia, Paulo trouxe aos palcos e às telas uma personagem que dialogava diretamente com o povo brasileiro, abordando com sensibilidade e humor temas como família, diversidade e inclusão social. Além de sua genialidade cômica, foi um defensor incansável de causas sociais, usando sua arte como ferramenta para promover mudanças e dar voz a importantes questões. Seu humor afiado e carisma irresistível não apenas divertiram, mas também emocionaram, consolidando seu nome como um dos maiores ícones do entretenimento nacional.
EQUIPE
Thales Bretas
Idealização
Nicolas Martin Ferreira
Curadoria
Juliana Cintra
Co-curadoria
Elaine Rollemberg
Direção de produção
Mariana Villas-bôas
Direção De Arte e Cenografia
Daniela Fonseca
Assistência e Produção de Cenografia
Dienis | Napoleon Productions
Produção Artística
Giovanni Bianco | GB65
Projeto Gráfico
Beatriz Coelho Gomes
Antropóloga - Pesquisa e texto da linha do tempo
Fernanda Mantovani
Iluminação
Lara Cunha
Assistência de Iluminação
Luana Safar
Conservação de figurinos
Reka Koves
Figurinista “Dona Hermínia”
Rubens Nascimento
Gerência de Logística
Jay Office
Relações Públicas
Estar Comunicação
Assessoria de imprensa
Mariane Thamsten
Assistência de Curadoria
Serviço
Exposição: Paulo Gustavo - "Rir, um ato de resistência"
Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Mezanino
Período: 13 de abril a 01 de junho de 2025
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Niterói - RJ
Classificação: Livre
Informações sobre ingressos no site oficial do MAC:
https://culturaniteroi.com.br/blog/macniteroi/2152#ingressos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.