Niterói: A iniciativa do Brotaí, que integra a política pública Cultura é um Direito, é orientada pelos princípios de diversidade, autonomia, protagonismo social, cidadania e promoção dos direitos culturaisDivulgação

Niterói - A exposição “Olhares sobre o Brotaí” foi inaugurada na última quarta-feira (16), às 18h30, no hall de entrada da Câmara Municipal de Niterói. Com entrada franca, a mostra reúne fotos e painéis que retratam a trajetória do programa Brotaí – Rede Cultura Comunitária, maior iniciativa de descentralização dos investimentos públicos em cultura da cidade, responsável por promover oficinas culturais em mais de 35 comunidades de Niterói. A mostra pode ser visitada até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Diferente da primeira edição da exposição, realizada no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, esta nova montagem é exclusivamente composta por imagens e painéis, destacando momentos marcantes do programa ao longo dos últimos dois anos. Com curadoria, pesquisa e desenvolvimento de Anderson Calabria, Igor Alves Pinto e Ramon Almeida, e fotografias de Felipe Xavier, a exposição apresenta o universo do Brotaí e os impactos sociais e culturais do programa nas periferias da cidade.
“O Brotaí nasceu com a missão de fortalecer a cultura nas comunidades e territórios da cidade. Já envolvemos e formamos milhares de agentes culturais e alunos, em ações diversas, reunindo arte, afeto e pertencimento. Essa exposição é um retrato vivo do impacto do programa nos territórios e nas vidas das pessoas. É a cultura promovendo cidadania”, afirma Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas.
Sobre o Brotaí - Criado em 2021, durante a primeira gestão de Leonardo Giordano à frente da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (SMC), o Brotaí tem um papel fundamental na democratização do acesso à cultura. Desde 2022, o programa já contemplou mais de 35 comunidades e ofereceu mais de 70 oficinas culturais descentralizadas, distribuídas nas cinco macrorregiões da cidade (norte, praias da baía, Pendotiba, Oceânica e leste). De aulas de dança, música e teatro a oficinas de maquiagem, trança e recreação artística, o programa promove formação cultural e técnica, geração de renda e desenvolvimento pessoal, impulsionando o cenário artístico e econômico nas periferias de Niterói. A iniciativa, que integra a política pública Cultura é um Direito, é orientada pelos princípios de diversidade, autonomia, protagonismo social, cidadania e promoção dos direitos culturais, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero no acesso às políticas culturais.
Serviço
Exposição "Olhares sobre o Brotaí"
Abertura: 16 de abril de 2025, às 18h30
Local: Câmara Municipal de Niterói.
Av. Ernani do Amaral Peixoto 625, Visitação: de 17 a 25 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada franca