Niterói: todo o material apreendido foi levado para a 79ª DP (Jurujuba), onde a ocorrência foi registradaDivulgação
Durante patrulhamento preventivo, a equipe do 12º BPM recebeu o alerta via rádio sobre a movimentação do veículo. Os policiais localizaram o carro e iniciaram um cerco. Ao tentar fugir, o veículo colidiu com uma viatura policial, que acabou prensada por um ônibus. Apesar dos danos, nenhum policial ficou ferido.
No interior do carro foram encontrados uma réplica de fuzil, munições calibre 38, cartões de crédito roubados, touca ninja, celulares, chaves de outros veículos e placas automotivas. Dois suspeitos fugiram do local, deixando no carro duas jovens — uma delas menor de idade — que disseram ter conhecido os homens no mesmo dia por meio de um aplicativo de relacionamento. A menor foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
Todo o material apreendido foi levado para a 79ª DP (Jurujuba), onde a ocorrência foi registrada. A atuação do Cisp, com monitoramento 24 horas, foi fundamental para a rápida identificação do veículo e a coordenação da resposta por parte das forças de segurança.
Graças ao sistema de cercamento eletrônico, mais de 600 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados desde 2019 com a implantação das câmeras inteligentes. Foram realizadas ações em tempo real com aviso às forças de segurança, que fazem o cerco e efetuam a prisão, e ações de monitoramento de quadrilhas ou envolvidos em crimes. Essas câmeras são capazes de captar, em segundos, a placa de um veículo envolvido em algum tipo de ocorrência.
As câmeras contam com um software de análise de inteligência e reconhecimento de placas, e são colocadas em pontos específicos da cidade, ampliando a eficiência em áreas limítrofes. Isso auxilia as forças de segurança na recuperação de veículos clonados ou que tenham sido roubados.
Desde 2015, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) ajudou na investigação e elucidação de crimes que também levaram à prisão de criminosos, presos em ações orientadas pelos guardas municipais que atuam no local. Foram mais de 4 mil exportações de imagens para as delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão. O trabalho do Cisp já se tornou uma referência, sendo procurado por integrantes das áreas de segurança de outros estados e municípios que visitam Niterói para conhecer os serviços.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.