Niterói: espetáculo do Aprendiz Musical vai homenagear a inimitável Rita LeeDivulgação

Niterói - A padroeira da liberdade da música brasileira, como ela mesma gostava de ser chamada, será homenageada em Niterói. Nos dias 23 e 24 de maio, baixo, guitarra e bateria darão lugar a instrumentos como flautas e clarinetes, no concerto “Rita Lee, Baila Comigo”, da Orquestra de Sopros e Coro Juvenil do Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói. Ambas as apresentações serão no Theatro Municipal, no Centro, às 19h.
“Do clássico ao rock’n’roll! O Programa Aprendiz Musical é um orgulho pra Niterói e fico muito feliz de ver as nossas crianças brilhando cada vez mais. Essa homenagem para Rita Lee, uma das estrelas que marcou a música brasileira, é mais do que merecida. O Aprendiz é o maior projeto de musicalização em escolas públicas do Brasil e é importante que o aprendizado desses jovens seja diverso e voltado também para a cultura nacional”, celebrou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Sob a regência de Gabriel Dellatorre, os jovens músicos vão interpretar sucessos de Rita Lee, como “Doce vampiro”, “Ovelha negra”, “Baila comigo”, “Flagra” e “Desculpe o auê”. A cantora Amanda Anibale faz participação especial, soltando a voz nas canções “Mania de você”, “Lança perfume”, “Esse tal de Roque enrow” e “Tão”.

André Diniz, secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, ressalta a importância da música na formação de crianças e jovens. “Além de instrumento pedagógico e de valorização cultural, o Aprendiz Musical cumpre importante papel social ao oferecer oportunidades e inclusão para aqueles que mais precisam. A homenagem a Rita Lee, uma referência para nossa música, é também uma forma de ressaltar o papel da mulher e incentivar nossas meninas a seguirem seus sonhos”, diz ele.

O Aprendiz Musical é um programa mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas, em parceria com a Secretaria de Educação. É o maior programa de iniciação musical em escolas públicas do Brasil e atende, atualmente, a mais de dez mil crianças e jovens.

RITA LEE, RARA E ÚNICA -- A trajetória de Rita Lee Jones de Carvalho, popularmente conhecida como Rita Lee, começou nos anos 60, na genial banda Os Mutantes. Após ser desligada injustamente da banda que ajudou a criar, seguiu novos rumos e montou a banda Rita Lee & Tutti Frutti. Nos anos 80, quando formou a dupla com seu marido Roberto de Carvalho, entrou de vez no panteão das maiores e melhores artistas pop do Brasil, com inúmeras canções em trilhas de novelas, e muito sucesso radiofônico. Aparte suas obras e gravações, Rita Lee sempre foi única, inimitável e referência para a liberdade das mulheres e dos LGBTQIAP+, além de ter sido a cantora mais censurada da MPB. Capricorniana e, portanto, firme e forte em seus caminhos, Rita se tornou madrinha de inúmeros artistas, produtores, empresários e tem três filhos com Roberto: Beto Lee, que é músico atualmente tocando nos Titãs; João Lee, DJ e produtor de música eletrônica; e Antonio Lee, artista gráfico. Rita Lee foi diversa, várias artistas em uma. Escreveu livros infantis, apresentou programa de novas tendências na MTV Brasil, foi colunista do Estado de S. Paulo, idealizou figurinos e cenários, foi atriz em cinema e TV e, como ela própria deixou claro na letra da música Papai, Me Empresta o Carro, "meu único defeito é não ter medo de fazer o que gosto". O filme "Mania de Você" está em cartaz no streaming da MAX e é uma das cinebiografias sobre a artista. O outro longa-metragem, "Ritas", estreia dia 22 nos cinemas do país. Salve Rita Lee hoje e sempre (Leonardo Rivera)

SERVIÇO:

Concerto “Rita Lee, Baila Comigo”
Datas: 23 e 24 de maio (sexta e sábado)
Horário: 19h
Local: Theatro Municipal de Niterói -
Endereço: Rua Quinze de Novembro 35, Centro, Niterói