Niterói - No próximo dia 5 de junho, das 14h às 19h, o tradicional Clube Central de Icaraí, em Niterói (RJ), será palco de um evento especial que une moda, solidariedade e inclusão: o desfile beneficente “O Amor está no ar e na passarela”, promovido pela APADA Niterói – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição Com entrada mediante inscrição pela plataforma Sympla, o evento busca trazer conscientização e visibilidade à luta da comunidade surda.
Durante o evento, será realizado o lançamento do livro “De Carpina a Niterói: uma trajetória de amor”, escrito por Miriam Rangel Rodrigues, fundadora da APADA Niterói. A obra narra a emocionante jornada de uma mãe que, diante do diagnóstico de surdez profunda da filha, Luciane, decidiu transformar dor em missão, criando uma rede de apoio onde antes havia silêncio e abandono.
Fundada em 20 de novembro de 1969, a APADA nasceu do desejo de Miriam e de outras famílias de oferecer educação especializada a crianças surdas e com deficiência auditiva e acolhimento às suas famílias. O livro resgata essa trajetória marcada por coragem, fé e determinação, revelando como a luta de uma mãe nordestina recém-chegada a Niterói impactou positivamente milhares de vidas ao longo de mais de cinco décadas. “Mais do que uma fundadora, Dona Miriam é símbolo de amor que luta, de maternidade que transforma e de uma fé inabalável na construção de um futuro mais justo e acessível para todos”, destaca a organização.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.