Bloco Oficina das Minas: apresentação dia 31 de maio, na Praia de IcaraíDivulgação
O evento busca sensibilizar a população sobre essa grave violação de direitos que atinge, em sua maioria, meninas de até 13 anos, dentro de casa e por pessoas próximas — realidade apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024). Atualmente, o projeto está sediado no Caminho Niemeyer, em Niterói, e atua como um espaço de formação, acolhimento e empoderamento feminino por meio da música.
A Oficina das Minas é um projeto cultural e social idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisador Camille Siston, que promove aulas gratuitas de percussão, violão e cavaquinho exclusivamente para mulheres, com foco em inclusão, empoderamento feminino e acesso à cultura por meio da música.
Desde sua criação em 2023, o projeto já impactou mais de 400 alunas, e em 2025 retorna com número recorde de inscrições: 320 mulheres para 240 vagas. As aulas acontecem no Teatro Popular de Niterói e no Caminho Niemeyer, com duração de três meses por ciclo. Um novo processo seletivo será aberto em agosto para o segundo semestre de 2025.
A Oficina das Minas tem como um de seus principais compromissos o combate à invisibilidade da mulher no samba, utilizando a arte como ferramenta de inclusão e transformação social. Por meio da música, o projeto incorpora e promove debates sobre diversas pautas urgentes ligadas ao enfrentamento do machismo estrutural, como o combate ao etarismo, à homofobia, e à marginalização de mulheres em espaços culturais. A iniciativa também contribui para o processo terapêutico de mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em tratamento após vivências de violência doméstica, e atua na criação de um espaço acolhedor e coletivo, onde as participantes podem ressignificar suas histórias e ocupar com potência os espaços públicos e privados.
Como “Lugar de mulher é onde ela quiser” a Oficina das Minas realiza uma vez por mês o aulão coletivo, em que todas as alunas se reúnem em um espaço publico e treinam as músicas praticadas em sala de aula reunindo as três modalidades, cavaco, violão e percussão.
Com financiamento da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas através do Fomento Direito, o projeto também destina 20% das vagas a mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher, incluindo alunas em tratamento no CEAM, integrando a música ao processo terapêutico e de reconstrução da autoestima.
https://oficinadasminas.com.br
Gratuito - Aberto ao público
Data: 31 de maio de 2015, sábado
Horário: 11h
Local: Praia de Icaraí com Rua Lopes Trovão – Niterói–RJ
Duração: 40 minutos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.