Niterói - A Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), acaba de lançar o e-book Velas ao Vento: compromisso com regatas mais sustentáveis, um estudo pioneiro sobre as emissões de carbono associadas aos deslocamentos e à logística de realização de eventos de vela. A publicação tem como base a experiência do I Troféu de Vela Feminina, realizado em Niterói (RJ), em novembro de 2024.
A obra apresenta uma análise detalhada das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao uso de embarcações a motor e aos meios de transporte utilizados por atletas e profissionais envolvidas na organização do evento. O estudo alcançou 76% de participação entre o público do campeonato e gerou indicadores que contribuem para o planejamento de eventos mais conscientes e sustentáveis.
Ao evidenciar que quase 70% das emissões vieram de deslocamentos aéreos, o estudo reforça a importância de ações práticas de mitigação e compensação, além de incentivar a adoção de ferramentas simples de mensuração que podem ser replicadas por clubes, federações e organizadores em todo o país.
O lançamento do e-book ocorre em um momento estratégico, com o Brasil na rota da COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025. Para a CBVela, primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a publicação representa um avanço na agenda ambiental do esporte da vela e demonstra o potencial transformador do diálogo entre ciência, esporte e sustentabilidade.
“Quando a vela aponta a sua proa para o enfrentamento das mudanças climáticas e se propõe a adotar e apoiar iniciativas para compreender, mensurar, evitar, reduzir e mitigar seus próprios impactos, um forte sinal é enviado à sociedade. Se um esporte completamente integrado à natureza - à água, ao vento e às condições climáticas - se posiciona e age sobre o tema, ele leva seus praticantes, fãs, admiradores e simpatizantes para o mesmo percurso”, registra o texto de apresentação do estudo.
PARCERIA - O e-book Velas ao Vento foi desenvolvido grupo de Experiências em Turismo e Transporte Ativos (ETTA) da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora Priscila Morela Edra, e pela área de Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Vela, representada pela jornalista Sandra Di Croce Patricio e pela velejadora Marina Roma da Fonte.
É o primeiro fruto da parceria entre a universidade e a confederação no âmbito do projeto Turismo em Águas, que integra pesquisa e extensão e se propõe a criar um modelo para a mensuração e análise dos impactos da realização de competições e eventos do esporte à vela.
Na área ambiental, são pesquisados os impactos decorrentes dos transportes utilizados nos deslocamentos de pessoas e equipamentos em função de campeonatos de vela e também das embarcações a motor que acompanham as regatas. Na área econômica, o projeto busca mapear impactos econômicos para os destinos turísticos que sediam os eventos e agentes envolvidos no processo.
O projeto também realiza a transmissão de eventos esportivos náuticos com a criação simultânea de entretenimento e material didático, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre a vela.
E-book: Velas ao Vento: compromisso com regatas mais sustentáveis Autores: CBVela, Sandra Di Croce Patricio, Fátima Priscila Morela Edra, Marina Roma da Fonte.
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