Niterói: filme tem estreia marcada para o próximo dia 2 de julhoDivulgação
Com sessão aberta no auditório do Campus Gragoatá da UFF, Vadias, Vagabundos, Imorais estreia no dia 2 de julho, às 18 horas. Exibição seguida de debate com a participação de Jovanna Baby (Presidenta do FONATRANS), Chanel (estudante da UFF e uma das participantes da nova temporada de Drag Race Brasil) e dos diretores, Nina Tedesco e Paulo Terra, ambos professores da UFF. Na mesma data, às 20 horas, o documentário estreia no Canal do YouTube do LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem da UFF – Universidade Federal Fluminense, onde ficará disponibilizado gratuitamente.
Vadias, Vagabundos, Imorais busca as reverberações sobre a vadiagem na sociedade brasileira, principalmente no período da ditadura militar. Importante instrumento na história de nosso país para criminalizar a pobreza, a população negra e suas práticas culturais, como o samba – além de comportamentos considerados como imorais. Ao abordar a vadiagem é possível desvelar como foi reforçada, desde pelo menos o período da abolição, uma imagem que atrelava pessoas negras a uma ociosidade natural. Embora seja algo existente em uma longa duração, a temática da vadiagem ainda está presente nos dias de hoje e, como exemplo real, o edital de licitação lançado em 2024 pelo governo de Pernambuco para a aquisição de câmeras para a segurança pública, onde prevê o uso das imagens para a "deteção de vadiagem" nas ruas.
Se a temática da vadiagem em Vadias, Vagabundos, Imorais possibilita entender as diversas maneiras de coerção, ela também nos permite vislumbrar as formas de resistência da sociedade civil, a população brasileira. E busca responder às diversas perguntas por meio de uma lente interseccional que inclui classe, gênero, raça e sexualidades.
Idealização e pesquisa: Paulo Terra
Prod. executiva e Dir. de Produção: Hadija Chalupe
Edição: Lorrane Louzada
Assessoria Juridica: Priscilla Menezes
Identidade Visual: Vitória Mackay
Assessoria de Imprensa: Silvana Cardoso E. Santo (Passarim Comunicação)
Produção: Caraduá Produções:
Dia: 02 de julho de 2025 | Quarta-feira | Sessão gratuita | 18 horas
Local: UFF | Auditório do PPGH, Campus do Gragoatá, bl. O, 5ºA, UFF, Niterói – RJ.
Tempo: 23 minutos
Debate após a exibição, com: Jovanna Baby (Presidenta do FONATRANS), Chanel (estudante UFF e participante Drag Race Brasil) e dos diretores, e professores da UFF, Nina Tedesco e Paulo Terra.
Capacidade: 50 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Evento gratuito
Estreia no Canal LABHI UFF Oficial
Dia 2 de julho de 2025 | Quarta-feira | 20 horas
https://m.youtube.com/c/LABHOIUFFOficial

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.